Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Figueirense

Figueirense

Favoritar Time

Título, G-4 e degola: a matemática do Brasileiro a 3 rodadas

21 nov 2014 - 08h42
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários

São apenas nove pontos em disputa nas três rodadas que faltam para que cada um dos 20 times do Campeonato Brasileiro defina seu destino na temporada. O título já está no colo do Cruzeiro, mas o São Paulo alimenta uma esperança mínima; já a briga por Libertadores tem o líder garantido e outras seis equipes brigando por três vagas; por fim, a luta para não cair ainda é dor de cabeça para oito clubes, e até o lanterna ainda pode escapar. Veja abaixo a matemática da Série A, com números do site Infobola.

Título: Cruzeiro tem a mão na taça

Para avaliar quem ficará com a taça de campeão, as contas são bem simples. O Cruzeiro tem sete pontos de vantagem sobre o vice-líder São Paulo (73 a 66), com apenas nove pontos a serem disputados. Se o time mineiro vencer o Goiás no próximo domingo, fará a festa no Mineirão com duas rodadas de antecedência. Mesmo se não ganhar em casa, sairá campeão se o São Paulo não derrotar o Santos, em jogo no mesmo dia e horário (17h).

A equipe de Marcelo Oliveira, na verdade, só não conquista o bicampeonato nacional em caso de um desastre na reta final. Uma única vitória nos últimos três jogos será suficiente para levantar o troféu sem depender de resultados do São Paulo, e o time pode ser campeão até com três derrotas - basta os tricolores não somarem nove pontos. As chances são de 99% dos cruzeirenses contra 1% dos são-paulinos.

Chances de título
Clube Pontos 36ª rodada 37ª rodada 38ª rodada Chance
Cruzeiro 73 Goiás (casa) Chapecoense (fora) Fluminense (casa) 99%
São Paulo 66 Santos (fora) Figueirense (casa) Sport (fora) 1%

Libertadores: Galo e Corinthians favoritos, Flu quase fora

Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Na disputa por uma vaga no G-4, o quase campeão Cruzeiro já está garantido. O São Paulo também está praticamente confirmado na Libertadores - tem 99% de chances. Quem aparece em terceiro na tabela é o Corinthians, com 63 pontos, mas os jogos mais complicados fazem com que o time seja menos favorito que o Atlético-MG, que soma 61. Os paulistas têm confrontos duros contra Grêmio e Fluminense antes de fechar recebendo o Criciúma, ficando com 90% de chance de Libertadores; já o Galo pega o Inter na próxima rodada, mas fecha contra Coritiba e Botafogo, por isso aparece com 94%.

Os outros três times na briga são Internacional (60 pontos), Grêmio (60, mas com uma vitória a menos) e o Fluminense (57). Os dois gaúchos ainda estão bem vivos na disputa, mas a vitória extra dos colorados coloca o time de Abel Braga com mais possibilidades que o arquirrival: 68% contra 42%. Já o Flu viu suas chances despencarem para 6% após a inesperada goleada sofrida em casa para a Chapecoense, por 4 a 1, apesar de estar a apenas quatro pontos do G-4.

É bom lembrar também que o famoso G-4 pode ainda virar G-3 ou G-5, dependendo dos resultados da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Confira aqui as possibilidades e entenda como as vagas da Libertadores podem ser alteradas.

Chances de Libertadores
Clube Pontos 36ª rodada 37ª rodada 38ª rodada Chance
Cruzeiro 73 Goiás (casa) Chapecoense (fora) Fluminense (casa) 100%
São Paulo 66 Santos (fora) Figueirense (casa) Sport (fora) 99%
Atlético-MG 61 Inter (fora) Coritiba (casa) Botafogo (fora) 94%
Corinthians 63 Grêmio (casa) Fluminense (fora) Criciúma (casa) 90%
Inter 60 Atlético-MG (casa) Palmeiras (casa) Figueirense (fora) 68%
Grêmio 60 Corinthians (fora) Bahia (fora) Flamengo (casa) 42%
Fluminense 57 Sport (fora) Corinthians (casa) Cruzeiro (fora) 6%

Rebaixamento: Criciúma e Botafogo no desespero, Palmeiras liga alerta

Foto: Buda Mendes / Getty Images

Na parte de baixo da tabela, a emoção também é grande. Dois times estão quase rebaixados: o lanterna Criciúma, com 30 pontos, e o penúltimo Botafogo, com 33 - eles têm 99% e 96% de chance de queda, respectivamente. O Bahia também vive situação dramática, com 34 pontos e 92% de possibilidade de jogar a Série B no ano que vem. Nenhum dos três deixará a zona da degola mesmo com uma vitória na próxima rodada.

Mais para cima, a briga está mais acirrada. O Coritiba completa o Z-4, com 38 pontos, e apresenta 33% de chance de queda; porém, é o Vitória, com a mesma pontuação e um triunfo a mais, quem tem mais risco de cair, com 42%. Em seguida, o mais ameaçado é o Palmeiras, que viu o descenso se aproximar de novo com uma série de resultados ruins e tem 23% de chance de cair. A Chapecoense, com 14%, também se preocupa, enquanto o Figueirense, com 1%, está quase tranquilo.

Chances de rebaixamento
Clube Pontos 36ª rodada 37ª rodada 38ª rodada Chance
Criciúma 30 Flamengo (fora) Sport (casa) Corinthians (fora) 99%
Botafogo 33 Chapecoense (fora) Santos (fora) Atlético-MG (casa) 96%
Bahia 34 Atlético-PR (casa) Grêmio (casa) Coritiba (fora) 92%
Vitória 38 Figueirense (fora) Flamengo (fora) Santos (casa) 42%
Coritiba 38 Palmeiras (casa) Atlético-MG (fora) Bahia (casa) 33%
Palmeiras 39 Coritiba (fora) Inter (fora) Atlético-PR (casa) 23%
Chapecoense 39 Botafogo (casa) Cruzeiro (casa) Goiás (fora) 14%
Figueirense 43 Vitória (casa) São Paulo (fora) Inter (casa) 1%
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade