Filipe Toledo: conheça o 4º brasileiro campeão mundial de surfe
Paulista de Ubatuba, surfista de 27 anos venceu o também brasileiro, Ítalo Ferreira, nas baterias decisivas do WSL Finals
Filipe Toledo, ou apenas Filipinho, tornou-se o quarto brasileiro campeão mundial de surfe, na última quinta-feira (08). O atleta, natural de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, venceu o também brasileiro, Ítalo Ferreira, na final do WSL (Liga Mundial de Surfe). No ano passado, Filipe já tinha batido na trave, ao perder o título mundial para Gabriel Medina.
Agora, Filipe Toledo se junta à Adriano de Souza (2015) e aos próprios Ítalo Ferreira (2019) e Gabriel Medina (2014, 2018, 2021), como os quatro brasileiros campeões do mundial de surfe.
Conheça a trajetória de Filipe Toledo
Nascido em Ubatuba (SP), no ano de 1995, Filipe já foi duas vezes campeão brasileiro de surfe. Mas, foi a partir de 2013, quando entrou para a elite do surfe mundial, que as coisas começaram a mudar para ele.
Tanto que, logo no ano seguinte, Filipe Toledo resolveu se mudar para a Califórnia, nos EUA, com toda sua família. Em 2015, os resultados internacionais começaram a aparecer, após ele terminar o circuito mundial em quarto lugar. Em 2019 repetiu o feito, dois anos depois tornou-se vice-campeão e agora, em 2022, finalmente chegou no lugar mais alto do pódio.
"Quem está perseguindo seus sonhos, continue porque vale a pena", disse Filipe Toledo. "É difícil, você cansa, tem muitos altos e baixos, mas você pode conseguir. Esse título é para o Brasil, para minha família e para todos vocês aqui", completou.
Sua principal característica dentro da água é a facilidade para realizar movimentos complexos e manobras de alto grau de dificuldade, como os aéreos, por exemplo. Além de Filipe Toledo, a etapa de quinta-feira também coroou a australiana Stephanie Gilmore como a campeã entre as mulheres.