O Flamengo venceu o Athletico-PR, neste sábado (29), no Estádio Monumental de Guayaquil, por 1 a 0 e se sagrou campeão da Libertadores 2022. Com o título, o Rubro-Negro chegou a sua terceira taça da competição, aumentando sua galeria de troféus internacionais. Nesta galeria, relembre todas as conquistas internacionais do Flamengo na história!
Foto: Luis Acosta/AFP / Lance!
TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA – Em 1981, o Flamengo conquistou o primeiro título da competição na própria história.
Foto: Reprodução / Lance!
ESCALAÇÃO – Raul; Nei Dias, Marinho, Mozer e Junior; Leandro, Andrade, Zico e Tita; Nunes e Adilio. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.
Foto: Reprodução / Lance!
TRAJETÓRIA – Após vencer a partida de desempate contra o Atlético-MG, o Flamengo avançou para disputar um triangular contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, e o Deportivo Cali, da Colômbia. O Rubro-Negro passou pela dupla com 100% de aproveitamento e garantiu vaga para enfrentar o Cobreloa, do Chile, na final. Assim, com dois gols de Zico no terceiro jogo, o Fla venceu por 2 a 0 pintou a América de vermelho e preto.
Foto: Conmebol/Divulgação / Lance!
MUNDIAL INTERCLUBES – Em 1981, o Flamengo conquistava o primeiro e único título da competição.
Foto: Reprodução / Instagram / Lance!
ESCALAÇÃO – Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Adilio, Andrade, Zico e Tita; Nunes e Lico. Técnico: Paulo Cesar Carpegiani.
Foto: Arquivo/Flamengo / Lance!
TRAJETÓRIA – Após conquistar a Libertadores da América, o Flamengo garantiu vaga para disputar o Mundial Interclubes. Com dois gols de Nunes e um de Adilio, o Rubro-Negro venceu o Liverpool por 3 a 0 e se sagrou campeão.
Foto: Masahide Tomikoshi / Lance!
COPA OURO SUL-AMERICANA – Em 1996, o Flamengo conquistava a competição de forma invicta.
Foto: Reprodução / YouTube / Lance!
ESCALAÇÃO – Roger; Paulo Cesar, Fabiano, Ronaldão e Gilberto; Mancuso, Marcio Costa, Nélio e Fabio Baiano; Marques e Sávio. Técnico: Joel Santana.
Foto: Reprodução / YouTube / Lance!
TRAJETÓRIA – A competição foi disputada em Manaus, no antigo Estádio Vivaldo Lima. Como o vencedor da Supercopa Libertadores de 1995 desistiu de participar da Copa Sul-Americana, o Flamengo substituiu. Com apenas quatro times, o Flamengo venceu o Rosário Central, da Argentina, por 2 a 1 na semifinal e bateu o São Paulo no dia 16 de agosto na decisão.
Foto: Reprodução / YouTube / Lance!
COPA MERCOSUL – Em 1999, o Flamengo conquistou a única Copa Mercosul da própria história.
Foto: Divulgação / Lance!
ESCALAÇÃO – Clemer; Maurinho, Célio Silva, Juan e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo Rosa e Leonardo Inácio; Caio Ribeiro, Leandro Machado e Reinaldo. Técnico: Carlinhos.
Foto: Daniel Augusto JR./LANCE! / Lance!
TRAJETÓRIA – Na competição, o Flamengo avançou da fase de grupos por ser um dos segundos melhores colocados na fase de grupo. Assim, nas quartas o Rubro-Negro despachou o Independiente, da Argentina, e eliminou o Peñarol, do Uruguai, na semifinal. Na decisão, o Fla venceu o Palmeiras por 4 a 3 no jogo de ida, no Maracanã, e empatou em 3 a 3 na volta, em São Paulo.
Foto: AFP / Lance!
TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA – Em 2019, o Flamengo conquistou a segunda Libertadores da história do clube.
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Lance!
ESCALÇÃO – Diego Alves; Rafinha, Pablo Marí, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo / Lance!
TRAJETÓRIA – Após se classificar em primeiro na fase de grupos, o Flamengo enfrentou o Emelec, do Equador, nas oitavas de final. Logo no primeiro jogo de Jorge Jesus na competição, o time perdeu em Guayaquil por 2 a 0, mas devolveu o placar no Maracanã e avançou nos pênaltis. Na sequência, o Rubro-Negro eliminou o Internacional nas quartas e o Grêmio na semi – este último com um placar agregado de 6 a 1. Na final, em Lima, no Peru, Gabi marcou dois gols em três minutos nos instantes finais contra o River Plate, da Argentina, para dar o bicampeonato ao Fla.
Foto: Divulgação/Conmebol / Lance!
RECOPA SUL-AMERICANA – Em 2020, o Flamengo conquistou o primeiro e único título dessa competição na história do clube.
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Lance!
ESCALAÇÃO – Diego Alves; Rafinha, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo / Lance!
TRAJETÓRIA – A Recopa foi disputada entre o vencedor da Libertadores 2019, o Flamengo, e o vencedor da Sul-Americana 2019, o Independiente del Valle, do Equador. Após um empate em 2 a 2 na cidade de Quito, o Rubro-Negro venceu o jogo da volta por 3 a 0 e garantiu o título.
Foto: Paula Reis/Flamengo / Lance!
TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA - Em 2022, o Flamengo conquistou a terceira Libertadores da história do clube.
Foto: RODRIGO BUENDIA / AFP / Lance!
ESCALAÇÃO - Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Arrascaeta, Éverton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Jr.
Foto: Luis Acosta / AFP / Lance!
TRAJETÓRIA - O Flamengo sobrou e teve o melhor aproveitamento da história da Libertadores. Com 12 vitórias e um empate, o Rubro-Negro teve 94% de aproveitamento.
Foto: Rodrigo Buendia/AFP / Lance!
TORNEIOS NO EXTERIOR – O Flamengo também venceu títulos em torneios amistosos no exterior, como o Torneio Quadrangular de Lima, em 1952, a Copa Kirin, no Japão, em 1988 e etc. No total, foram 23 conquistas.
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo / Lance!
TORNEIOS INTERNACIONAIS NO BRASIL – Por fim, o Flamengo também levou torneios internacionais amistosos no Brasil. São eles: Torneio Internacional do Rio de Janeiro (1954 e 1955); Torneio Internacional do Morumbi (1957); Torneio Internacional de Verão (1970 e 1972); e Torneio Quadrangular Internacional de Goiás (1975).