Análise: Flamengo demonstra força do elenco, que amplia leque de opções para Sampaoli
Jogadores com baixa minutagem começam entre os titulares e são destaques contra o Aucas
Contra o Aucas, Jorge Sampaoli fez jus a uma de suas principais características: a rotatividade do elenco. Jogadores considerados pilares do time, como Pulgar, Ayrton Lucas e Gerson, por exemplo, não entraram em campo. Por outro lado, o plantel rubro-negro mostrou sua força com Victor Hugo, Filipe Luís e Bruno Henrique, principais destaques da equipe carioca na goleada por 4 a 0.
Enquanto busca opções no mercado para rechear ainda mais seu elenco, alguns jogadores começam a sinalizar que ainda podem render na temporada. Mesmo com a fragilidade técnica do Aucas, Sampaoli obteve boas respostas de jogadores que não vinham tendo tanta minutagem desde a sua chegada.
Apesar de ter começado a partida contra o Santos, no último domingo, e de ser constantemente utilizado, Victor não é figurinha carimbada entre os titulares. O garoto, no entanto, mais uma vez mostrou seu valor. Além de marcar o quarto e último gol do Flamengo, o meia demonstrou mais uma vez muita maturidade e foi a jogador rubro-negra mais regular na partida.
Na mesma linha está a atuação de Bruno Henrique, que fez sua primeira partida como titular desde a recuperação da lesão sofrida no joelho. Guardou o dele e viveu noite "de 2019" no gramado do Maracanã. O camisa 27 usou e abusou de sua velocidade e aos poucos parece estar readquirindo a confiança. Se conseguir manter o nível, caminha a passos largos para se tornar peça dos onze iniciais.
Filipe Luís, que até então não havia conseguido engatar uma sequência de jogos, participou dos 90 minutos com maestria. O lateral-esquerdo desfilou em campo e teve participação fundamental na construção por baixo ao lado dos dois zagueiros. De peça nula o experiente jogador pode passar a se tornar sombra para Ayrton Lucas, hoje titular absoluto.
Além dos três, David Luiz e Cebolinha são nomes que constantemente preenchem o time titular de Sampaoli. O zagueiro, inclusive, entrou na vaga de Fabrício Bruno e reeditou a dupla do último ano com Léo Pereira. Já o atacante vive de altos e baixos, mas marcou gols importantes nas vitórias sobre Grêmio e Santos.
A lateral-direita, no entanto, é um ponto de desequilíbrio no plantel. O jovem Wesley ainda oscila e peca em algumas tomadas de decisões, apesar de ter tido boas atuações recentemente. No banco, Varela ainda não teve minutos para se provar com Sampaoli, que admite contar com Matheuzinho, atualmente lesionado.
O ataque ultimamente tem contado sempre com um "banco de luxo". O técnico argentino dá sinais de que não vai utilizar Gabigol e Pedro juntos. Por isso, vem promovendo um rodízio entre os dois. O camisa 10 começou contra o Santos, por exemplo, e o camisa 9 contra o Aucas.
Como mencionado, além da possibilidade de recuperar peças importantes, o Flamengo está no mercado para qualificar ainda mais seu elenco. Rossi e Luiz Araújo já foram anunciados, e devem marcar presença entre os relacionados nas próximas semanas. Allan, do Atlético-MG, tem situação encaminhada, enquanto Claudinho, do Zenit, se tornou plano A para o meio campo.