Análise: Intensidade no primeiro tempo vira arma do Flamengo no Maracanã
Após a vitória sobre o Millonarios por 3×0, a intensidade imposta pelo Flamengo na primeira etapa mais uma vez foi crucial no Maracanã.
Na última terça (28), o Flamengo venceu o Millonarios por 3×0 pela última rodada da fase de grupos da Conmenbol Libertadores. A intensidade imposta pelo Rubro-Negro durante a primeira etapa no Maracanã virou uma arma do time de Tite e foi fundamental para garantir a vitória e a vaga nas oitavas de final da competição.
O Flamengo dominou o Millonarios e venceu o confronto sem sustos. Durante a primeira etapa, principalmente, o clube carioca buscou controlar a posse, pressionar o adversário após a perda da bola e subir a linha de marcação. Essa intensidade proposta por Tite foi crucial para o domínio do Rubro-Negro e para a construção do resultado, anulando os contra-ataques dos colombianos.
O primeiro gol saiu, justamente, por conta desta pressão. Após passe de De La Cruz, a defesa do Millonarios cortou a bola, que sobrou nos pés do volante Giraldo. Pressionado por Arrascaeta, o camisa 8 tentou recuar de primeira para o goleiro Álvaro Montero, pois a marcação do uruguaio já estava em cima. O passe foi curto e o quique da bola enganou o guarda-redes e sistema defensivo. Pedro, atento no lance, o antecipou e empurrou a bola para o gol vazio, abrindo o placar.
Esta foi mais uma partida em que o Flamengo construiu o resultado no primeiro tempo e administrou durante a etapa final. Mesmo com a vantagem no placar, o time de Tite manteve sua marcação alta e pressão na saída de bola do adversário. Vale citar os confrontos contra o Bolívar, pela Libertadores, e contra o Corinthians, no Brasileirão, onde a intensidade do Rubro-Negro nos 45 minutos iniciais foi uma arma para construir suas vitórias no Maracanã.
Contra o time chileno, a intensidade imposta pelo clube da Gávea foi altíssima. A goleada por 4×0 foi merecida e o terceiro gol do Rubro-Negro foi reflexo desta pressão. De La Cruz pressionou, roubou a bola e serviu Pedro, que tocou para Cebolinha ampliar o placar naquela ocasião.
No duelo contra o Timão, o Flamengo também fez um ótimo primeiro tempo, após viver um momento conturbado na época. Aplicou um forte marcação na saída de bola do Corinthians e foi para o intervalo com uma vantagem de 2×0, a qual administrou no restante da partida.
PRÓXIMO JOGO
O Flamengo volta a campo no próximo domingo (02) para enfrentar o Vasco da Gama. O "Clássico dos Milhões" será disputado no Maracanã, às 16h (horário de Brasília), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro 2024, que volta após a paralisação de duas semanas.