Em busca de reforços, Flamengo marca amistoso com Shakhtar
O Flamengo vai começar a temporada de 2015 com a corda toda. O clube rubro-negro já havia confirmado a participação no Super Series, torneio que reunirá também Vasco e São Paulo, nos 21, 23 e 25 de janeiro, na Arena da Amazônia. Antes de participar da competição, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo vai disputar outro amistoso, no dia 18. O adversário será o Shakhtar Donetsk, time mais vencedor da Ucrânia, e que conta em seu elenco com vários jogadores brasileiros. Através do seu site oficial, o Flamengo confirmou a partida, que será realizada no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O Shakhtar conta com 13 brasileiros no elenco. Os mais destacados são Luiz Adriano, Taison, Ilsinho, Bernard e Fred, titulares da equipe pentacampeã do Campeonato Ucraniano, conquistando oito títulos nos últimos dez anos. Na Liga dos Campeões, o time está classificado para as oitavas de final e terá o Bayern de Munique como adversário.
Por causa dessas partidas, consideradas muito importantes, o técnico Vanderlei Luxemburgo está dando muita importância à pré-temporada da equipe rubro-negra. A reapresentação está marcada para o dia 7 de janeiro e, após os exames médicos de rotina, o grupo seguirá para a cidade de Atibaia, em São Paulo. O treinador terá dez dias para preparar a equipe que enfrentará o time ucraniano, e logo depois seguirá para Manaus.
O treinador segue aguardando que a diretoria se apresse na contratação de reforços. Até agora, o clube da Gávea só fechou com o zagueiro Bressan, recomendado por Luxemburgo, e os quase desconhecidos Arthur Maia, ainda vinculado ao Vitória, e Thallyson, ex-ASA. Vanderlei espera a chegada de pelo menos um jogador de talento indiscutível para comandar a equipe em campo.
O meia argentino Conca seria o ideal na visão dos dirigentes rubro-negros, mas a transação é muito complicada porque envolve interesses do Fluminense e da patrocinadora que ainda banca os salários do atleta. Além disso, uma investida em Conca abalaria as delicadas relações dos dois clubes e o Flamengo não pretende abrir uma área de atrito com o clube das Laranjeiras.
Outros jogadores menos badalados, como o argentino Romero e o paraguaio Mendieta, estão sendo especulados, mas a tendência é que Luxa comece a estruturar a equipe com o grupo que tem em mãos para enfrentar os desafios diante de ucranianos, cruz-maltinos e tricolores do Morumbi.