Estratégia funciona, e titulares do Flamengo comandam vitória por ritmo antes da Libertadores
Sete jogadores do "time das Copas" tiveram minutos importantes na partida desta quarta sobre o Santos
O Flamengo venceu o Santos por 3 a 2, no Maracanã, e vai para Guayaquil com uma série de quatro vitórias consecutivas no Brasileirão. Dessa vez, Dorival Júnior optou por utilizar um time misto, para dar ritmo a alguns titulares antes da decisão da Libertadores. A estratégia se provou vencedora, já que eles comandaram o triunfo.
Dorival escolheu David Luiz, Everton Ribeiro e Pedro para iniciar a partida, e o trio começou com tudo. O zagueiro quase marcou em cobrança de falta, defendida por João Paulo, enquanto o camisa 7 protagonizou lances de efeito e dominou o meio-campo. Foi Pedro, no entanto, que teve influência direta no placar ao marcar de letra.
Já na etapa complementar, o treinador rubro-negro sacou os três que começaram e mandou a campo Gabigol, Arrascaeta e Léo Pereira. A mudança teve influência direta no resultado, já que a dupla de ataque fez a jogada do segundo gol, marcado por Marinho, no rebote. O uruguaio ainda fez o terceiro, para fechar a conta.
No meio disso tudo, ainda deu tempo de João Gomes entrar e atuar por cerca de 30 minutos, tendo números interessantes no meio-campo. Na tradicional escalação do "time das Copas", apenas Rodinei e Thiago Maia não entraram. Santos e Filipe Luís foram preservados por Dorival e não estavam na lista de relacionados.
VEJA ESTATÍSTICAS DO FLAMENGO NA PARTIDA DESTA QUARTA
55% de posse de bola
19 chutes (12 no gol)
3 grandes chances criadas
86% de aproveitamento no passe
53 duelos ganhos
Com o bom jogo dos titulares, é possível afirmar que a estratégia montada por Dorival e jogadores funcionou. Ninguém saiu lesionado, muito menos expulso, e todos que entraram tiveram alguma contribuição para a vitória. No entanto, nenhuma foi maior do que Arrascaeta.
Mesmo funcionando em 'meia marcha', por conta de um problema no púbis, o meia foi o grande destaque do Flamengo na vitória desta quarta. A demonstração de força do uruguaio animou a torcida rubro-negra nas arquibancadas e aumentou as expectativas para a final da Libertadores.
Agora, o Flamengo embarca para Guayaquil nesta quarta-feira, de olho na decisão. E se teve festa no Maracanã, a Nação também prepara uma comemoração no Aeroporto Galeão, a partir das 6h (de Brasília). Os festejos devem se estender até o início da tarde.