Flamengo mantém base vitoriosa e prepara terreno para reforços de olho no Mundial
Rubro-Negro acerta renovações de diversos nomes importantes e só perde Rodinei nesta janela de transferências
Após o fim da temporada e o início da Copa do Mundo, o Flamengo procurou não se lançar demais no mercado. Respeitando o momento dos principais jogadores, o Rubro-Negro "comeu pelas beiradas" e manteve a base vitoriosa de 2022, com renovações de David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís, além da compra em definitivo de Ayrton Lucas. Com isso, a diretoria começa a preparar o terreno para grandes contratações, visando ao Mundial.
RENOVAÇÕES E TRANQUILIDADE NO MERCADO
Considerado um dos melhores da América do Sul, o elenco do Flamengo tem um alto custo de manutenção. No entanto, para um clube estruturado, é possível manter a base vitoriosa, que conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores em 2022. A única ausência no time titular é Rodinei, que se transferiu para o Olympiacos, da Grécia.
Fora o lateral-direito, a maioria dos jogadores que tinham pendências renovaram seus contratos. David Luiz, Filipe Luís e Léo Pereira, por exemplo, ficarão por pelo menos mais uma temporada no Ninho do Urubu. Ayrton Lucas foi comprado em definitivo junto ao Spartak de Moscou, da Rússia, e Guillermo Varela teve o empréstimo estendido.
Vale destacar que Diego Alves e Diego Ribas também deixaram o clube, mas em termos bastante diferentes. Ambos estavam em fim de contrato e, agora, seguem caminhos distintos. Enquanto o meia se aposentou em definitivo do futebol, o goleiro ainda busca uma nova equipe para 2023. O Grêmio chegou a sondar a situação do jogador, mas as negociações não avançaram.
POSSÍVEIS MOVIMENTAÇÕES
O Flamengo também não ficará com Dorival Júnior e tem um substituto: o português Vítor Pereira, ex-Corinthians. E o treinador terá o primeiro grande desafio logo no início de 2023, já que o Mundial de Clubes será disputado no primeiro trimestre. E o Rubro-Negro promete movimentações de alto nível para reforçar o elenco na competição mais importante da temporada.
Anteriormente, Marcos Braz prometeu três reforços visando o Mundial, um deles de nível muito acima do futebol brasileiro. Um dos sondados foi Oscar, que chegou a expressar o desejo de defender o Flamengo, mas não obteve liberação do Shangai Port, da China. Por enquanto, o Rubro-Negro segue mapeando o mercado, e os possíveis nomes são guardados a sete chaves.
- Quando o time joga o Mundial em dezembro, as janelas estão fechadas. O Flamengo, caso vença a Libertadores, disputará o Mundial em março. Então, nada mais natural que a gente se reforce ainda mais na janela. Aí eu acho que o céu é o limite (para contratações). O nosso pensamento é que seja isso, três contratações, sendo um muito acima da média, referência mundial - disse, em outubro.
O elenco do Flamengo se reapresenta no dia 26 de dezembro, no Ninho do Urubu. Apenas os jogadores estarão no CT, já que Vítor Pereira ainda tem contrato com o Corinthians e se poderá assinar contrato formal com o Rubro-Negro em janeiro.