Flamengo mantém escrita na Copa do Brasil e aposta em fator casa para garantir título
Rubro-Negro tem sido fatal ao decidir no Rio de Janeiro e tem aproveitamento de 'campeão' jogando no Maracanã
O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Corinthians, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Com isso, a decisão ficou para o Maracanã, onde o Rubro-Negro tem excelente aproveitamento e aposta na força da torcida. De quebra, a equipe de Dorival Júnior manteve escrita importante na competição nacional.
Com o resultado em São Paulo, o Flamengo segue sem perder em jogos de ida de finais da Copa do Brasil. Ao todo, foram duas vitórias (1990 e 2006) e cinco empates (1997, 2003, 2004, 2013 e 2017), sem contar com o desta quarta. Além disso, nestas partidas, o Rubro-Negro marcou oito gols e sofreu cinco.
Assim como nesta noite de Copa, três destas partidas aconteceram longe do Rio de Janeiro: 1997, contra o Grêmio, 2004, diante do Santo André, e 2013, com o Athletico-PR. Mesmo assim, o Rubro-Negro perdeu a decisão nas duas primeiras, no Maracanã.
Vale destacar, no entanto, que o gol fora de casa era critério de desempate naquelas decisões, algo que não existe no atual regulamento. Dessa forma, para se sagrar campeão, o Flamengo precisa vencer diante de sua torcida. E o aproveitamento rubro-negro com o apoio da Nação é excelente em 2022.
VEJA NÚMEROS DO FLAMENGO EM CASA NA TEMPORADA
23 jogos
75% de aproveitamento
+33 saldo de gols
12 partidas com ingressos esgotados
A média de público da torcida do Flamengo no Maracanã em 2022 é de 56 mil presentes. Na Copa do Brasil, os números são ainda melhores, de 65.665 torcedores. E dos três jogos que o Rubro-Negro disputou no estádio nesta edição do mata-mata nacional, apenas um deles terminou em resultado diferente da vitória.
Decidindo no Rio de Janeiro, o retrospecto é impecável: três jogos e três vitórias. Os triunfos diante de Altos-PI (em Volta Redonda), São Paulo e, especialmente, Atlético-MG, moldaram a confiança do grupo na competição. Dorival Júnior, inclusive, pediu o apoio da Nação na decisão, em coletiva após a partida.
- A minha frase seria essa: que faça a diferença como contra o Atlético-MG. O torcedor, ele impressiona quando participa como tem acontecido. Os jogos das Copas têm sido cruciais por isso, todo o movimento, a participação, a ativação do nosso torcedor. Aquilo demonstra a paixão que existe, a sintonia, a harmonia. Não tenho dúvida que faremos um grande jogo lá - disse.
Todos os ingressos disponibilizados para o jogo de volta da final da Copa do Brasil já estão esgotados. A expectativa é de que mais de 65 mil torcedores de Flamengo e Corinthians lotem as arquibancadas do Maracanã, na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), para prestigiar o campeão do mata-mata nacional.