Flamengo vendeu menos e faturou mais com títulos em 2022; confira as finanças
Nesta terça-feira, a Sports Value divulgou um balanço das finanças do Flamengo em 2022 e analisou a situação econômica da equipe na última temporada. Em comparação ao ano de 2021, os rubro-negros receberam menos com venda de jogadores, mas faturaram ainda mais com as premiações dos títulos conquistados ano passado.
O Flamengo foi o primeiro clube brasileiro a publicar suas demonstrações financeiras de 2022. Somando as receitas de direitos de TV, premiações, patrocínios, venda de jogadores, estádio, clube social, licenciamento, sócio-torcedor e outras fontes de renda, o faturamento do rubro-negro chegou a 1,17 bilhão de reais no último ano.
Na temporada de 2021, o Flamengo conquistou apenas a Supercopa do Brasil, terminou na segunda colocação do Brasileirão, caiu nas semifinais da Copa do Brasil e foi vice-campeão da Libertadores. A receita total do clube neste ano foi de 1,08 bilhão de reais.
Já em 2022, o clube carioca foi campeão da Copa do Brasil e Libertadores, além de ter alcançado a quinta colocação no Brasileirão. O valor das premiações deste ano aumentou em 108 milhões de reais e significaram um aumento de receita de 45 milhões de reais em direitos de TV e prêmios se comparado aos números de 2021.
Embora a receita total do ano passado tenha sido maior, o faturamento do Flamengo com venda de jogadores diminuiu em relação ao arrecadado em 2021. Na última temporada, seis atletas foram negociados e geraram renda de 133 milhões de reais para o rubro-negro. Foram eles Hugo Moura, Gustavo Henrique, William Arão, Ramon, Lázaro e João Gomes.
Foto: Divulgação/ Sports Value
Nas janelas de transferências do ano retrasado, o Flamengo vendeu os jogadores João Lucas, Thuler, Bill, Max, Piris da Mota, Natan, Michael, Rodrigo Muniz e Gerson, gerando uma receita de 278 milhões de reais ao cofre do clube carioca.
Além disso, o balanço analisado pela Sports Value mostrou que o valor da dívida do Flamengo em 2022 foi o mais baixo da história. Em comparação ao ano de 2021, o endividamento caiu de 375 para 259 milhões de reais.