Gabigol segue podendo atuar, mesmo com o processo de doping anulado
O processo que julga uma possível fraude de Gabigol em exame anti-doping, foi anulado nesta semana, devido à problemas burocráticos da União.
O processo que julga uma possível fraude de Gabigol em exame anti-doping, foi anulado nesta semana, devido à problemas burocráticos da União. O GE havia publicado essa informação primeiramente, mas se equivocou em afirmar que o atacante teria o efeito suspensivo retirado. O ENM reproduziu essa informação, mas agora sabemos que Gabigol segue podendo atuar.
A nova informação dá conta que, mesmo com o processo anulado, o tribunal suíço permitiu que o efeito suspensivo continuasse valendo, já que Gabigol não teve culpa pelo anulamento do caso. Isso se deu, pois o julgamento é composto por três partes, que indicam os juízes. Uma delas, a União Federal (Brasil), alegou que não foi notificada e acabou perdendo o prazo para indicação.
Com isso, um novo processo será iniciado e a União Federal, o CAS (Corte Arbitral do Esporte) e a defesa de Gabigol nomearão os juízes do caso. O Governo Brasileiro, por meio do ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), terá até o dia 29 deste mês para fazer a indicação.
No julgamento, será decidida a continuidade do efeito supensivo e mérito do caso. O CAS é a última instância, portanto a decisão final deve sair por volta do mês de outubro. Ainda existe a possibilidade de um aumento de pena ou absolvição do jogador.