Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Gabigol tem processo anulado e volta a ficar suspenso, diz site

Julgamento do atacante do Flamengo por tentativa de fraude do exame antidoping será reiniciado

16 jul 2024 - 21h51
(atualizado às 23h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Gabigol em ação pelo Flamengo
Gabigol em ação pelo Flamengo
Foto: ALEXANDRE BRUM/ENQUADRAR / Estadão

Gabigol, do Flamengo, perdeu nesta terça-feira, 16, o efeito suspensivo obtido para a punição de dois anos do caso da tentativa de fraude do exame antidoping. O processo foi anulado pela Corte do Esporte (CAS) por falha na intimação à União Federal. As informações são do ge

Com isso, o julgamento será reiniciado, e o efeito suspensivo anulado. Em junho, o jogador chegou a ir à Suíça para o julgamento do caso no CAS. No entanto, o encontro foi adiado a pedido da União Federal, que alegou não ter sido devidamente notificada e, por isso, não indicou um árbitro.

Apesar de a suspensão ter sido anunciada em março deste ano, pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), a punição conta a partir de 8 de abril de 2023, quando o exame foi realizado, mesmo com o atleta entrando em campo no período.

Portanto, caso não consiga obter novo efeito suspensivo, Gabigol pode ficar sem entrar em campo até abril de 2025. Para o atacante voltar a atuar, a defesa teria que entrar com um novo efeito suspensivo.

Até o momento, o atacante não se pronunciou sobre a possível anulação do processo. Nesta noite, ele publicou o vídeo de um treinamento nos Stories do Instagram. O Terra entrou em contato com a assessoria do Flamengo, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Relembre o caso

Gabigol foi acusado de tentativa de fraudar um exame de controle de doping, no Centro de Treinamento do Flamengo, no Ninho do Urubu, no Rio, em 8 de abril de 2023, um dia antes do clássico com o Fluminense, pelo Campeonato Carioca. Ele foi condenado por violar o artigo 122 do Código Brasileiro de Antidoping, que versa sobre fraudes ou tentativas de fraude em qualquer parte do procedimento de controle de doping.

Gabigol teria dificultado a realização do exame, ao prejudicar o trabalho dos oficiais responsáveis pela coleta da urina, desrespeitando-os e não seguindo os procedimentos adequados desde o início do processo, às 8h40. Os demais jogadores do elenco do Flamengo, segundo relatos adicionados à denúncia, se submeteram ao exame antes do treino das 10h.

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realiza o "doping surpresa" nos centros de treinamentos dos clubes brasileiros regularmente durante a temporada. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio. É proibido recusar-se ou deixar de se submeter à coleta de amostra após notificação.

A acusação aponta que o atacante do Flamengo tentou esconder a genitália no momento de urinar na vasilha, o que configura fraude. O teste do jogador deu negativo para doping, mas as autoridades relataram que o atleta ignorou a presença dos oficiais da ABCD, além de ter sido desrespeitoso.

A pena de dois anos, imposta pelo TJD-AD por 5 votos a 4, começaria a contar no dia em que houve a desavença, em 8 de abril de 2023, e teria efeito prático, portanto, de apenas um ano, se encerrando em 7 de abril de 2025.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade