Landim consegue liminar na Justiça sobre carteirinha nas eleições do Flamengo
Eleitores não vão mais precisar apresentar a carteirinha de sócio nas eleições para a presidência do clube, na próxima segunda-feira
4 dez
2024
- 16h12
Exibir comentários
A decisão da carteirinha de sócio como forma obrigatória nas votações, junto da carteira de identidade, partiu da Assembleia Geral do clube. No entanto, Landim foi contra a decisão e, por isso, moveu um processo para o cancelamento. Ele alegou que muitos sócios não sabem onde está a carteirinha. Além disso, outros as têm fora da validade porque o acesso ao clube é feito por biometria digital ou facial. Aliás, em nenhum dos pleitos anteriores foi necessário este documento para validar os votos.
LEIA MAIS: Erick Pulgar chega à marca importante pelo Flamengo
Assim, confira um trecho da liminar concedida pelo juiz Luiz Claudio Silva Jardim Marinho:
"Pelo exposto, considerando os fundamentos acima consignados, notadamente pela ausência de expressa previsão regulamentar e diante da necessidade de assegurar e facilitar o direito do associado eleitor ao voto, sem restrições, embaraços ou pejo, acolho o pedido liminar, para determinar que o réu, por seus órgãos competentes, notadamente a Assembleia Geral, responsável pela organização do pleito eleitoral, se abstenha de exigir a apresentação da carteira social, dentro do prazo de validade, mantida a exigência de apresentação de documento oficial, com fotografia e número de inscrição no CPF, para que os associados possam exercer o direito de voto nas eleições do dia 9 de dezembro de 2024".
Eleições no Flamengo
Três candidatos concorrem à presidência do Flamengo: Luiz Eduardo Baptista, o Bap (Chapa 1); Maurício Gomes de Mattos (Chapa 2); e o candidato da situação, Rodrigo Dunshee (Chapa 3).
Dessa forma, as eleições no Rubro-Negro acontecem na próxima segunda-feira (9), das 8h às 21h (de Brasília), na Gávea, sede social do clube. Essa será a primeira vez que a votação vai será por meio de urnas eletrônicas, com o acompanhamento do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.