León, clube mexicano que estaria no mesmo grupo que o Flamengo, será excluído do Mundial de Clubes
Clube de James Rodriguez está fora do Mundial de Clubes depois de anúncio feito pela Fifa.
Os clubes mexicanos classificados ao Mundial de Clubes, marcado para iniciar em junho nos Estados Unidos, vivem um dilema com a Fifa, organizadora do torneio. Pachuca e León são controlados pelo mesmo grupo e não estão autorizados pela entidade máxima do futebol a participar do campeonato intercontinental.
Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, a Fifa explicou sua decisão de retirar o León do chaveamento.
- Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclube estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo - revela a nota.
O Pachuca se manifestou, demonstrando insatisfação com a escolha da Fifa e argumentando que a vaga foi conquistada com méritos.
- Estamos inconformados com a decisão e apelaremos até as últimas instâncias. Todas as provas e documentação que mostram nossa independência administrativa e esportiva foram apresentadas com absoluta oportunidade e transparência. Será o Secretário Geral da entidade que decidirá qual dos clubes não participará. Em nosso caso, defenderemos o que foi ganho no gramado de maneira justa, profissional e com apego às regras da competição - aponta o clube mexicano.
Existem muitos clubes pertencentes à Concacaf que podem herdar a vaga deixada pelo León. Dentro do México, o principal candidato é o América, que participou do antigo Mundial de Clubes em 2016. O Alajuelense, da Costa Rica, também é apontado como um dos possíveis substitutos. Foi o clube que denunciou a irregularidade da presença de Pachuca e León.
Por enquanto, o Flamengo segue escalado para enfrentar o Espérance, da Tunísia, na estreia e o Chelsea, da Inglaterra, na segunda rodada. A chegada de um substituto para o León não deve alterar o cronograma do grupo D do Mundial de Clubes.