Lesões recorrentes no elenco rubro-negro foram uma das principais dores de cabeça no ano de 2024
Importantes lesões prejudicaram o ano de 2024 do Flamengo.
Com o calendário cheio do futebol brasileiro e sul-americano, e as diversas convocações de jogadores para as suas respectivas seleções, o Flamengo viu o seu departamento médico ter bastante trabalho ao longo de toda a temporada, tendo ao todo 30 baixas em seu elenco.
Como foi dito anteriormente, devido ao extenso calendário, em que o Rubro-Negro participava das principais competições do continente, as lesões musculares acabaram sendo um dos principais problemas para os jogadores, que das 30 baixas, 8 foram contabilizadas como lesão na região, pelo DM rubro-negro.
Entre as principais baixas do elenco no ano: Everton Cebolinha, que não atua desde agosto, devido a uma ruptura no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo, o atacante ainda se recupera da lesão e acabou sendo o maior desfalque do Flamengo no ano, com 38 partidas inativo. Em seguida, vem o lateral uruguaio Viña, que foi desfalque por 28 jogos. Já Pedro, que sofreu uma sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo durante um treino da seleção brasileira, é esperado que retorne para a disputa do Super Mundial de Clubes, em julho de 2025.
Outro jogador que também frequentou bastante o DM rubro-negro, foi o meia uruguaio De La Cruz, que desfalcou o elenco por 13 partidas, mas que em 4 ocasiões precisou ir para o DM cuidar de lesões, que foram essas, dores no ombro direito, trauma no joelho direito e duas lesões na coxa direita.
O novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, planeja a reformulação do Departamento de Futebol do Flamengo, ou seja, o setor médico do Flamengo também passará por uma reformulação e um planejamento diferente em 2025.