Na raça e na emoção: Flamengo celebra o quinto título da Copa do Brasil
Esse foi o primeiro título de Filipe Luís a frente da equipe principal do Flamengo
O Flamengo de Filipe Luís se sagrou pentacampeão da Copa do Brasil de 2024, ao bater o Atlético-MG no agregado por 4 a 1 na tarde deste domingo (10). Com esse título, o ex-lateral do Rubro-Negro conquistou seu primeiro título na equipe principal, vale lembrar que em agosto ele comandou o sub-20 da equipe rubro-negra para a conquista inédita do Mundial de clubes da categoria, ao vencer o Olympiakos de virada por 2 a 1, Filipe Luís também conquistou a Copa Rio pelo sub-17.
Filipe Luís também pode ostentar outra marca positiva após o título, o ídolo rubro-negro agora se tornou o treinador do Flamengo a precisar de menos dias até conquistar um título, apenas no seu nono jogo a frente do clube, superando Ney Franco em 2006, em um cenário parecido com o de 2024, com os dois conquistando as Copas do Brasil de seus anos.
A CAMINHADA ATÉ O TÍTULO:
O Flamengo entrou na competição na terceira fase contra o Amazonas, e teve uma certa dificuldade de quebrar a forte marcação do time aurinegro, vencendo por 1 a 0 nos dois jogos do confronto, e com Pedro sendo o autor dos dois gols.
Na rodada seguinte, pelas oitavas de final, o sorteio reservou para muitos o principal clássico sul-americano da última década, Flamengo e Palmeiras, e no primeiro jogo, o Rubro-negro fez uma excelente partida contra o Verdão e venceu por 2 a 0, com gols de Pedro e Luiz Araújo, porém no jogo de volta, no Allianz Parque, o Alviverde começou o jogo com tudo e já abria o placar no início da partida, porém após grande partida defensiva, o jogo terminou em 1 a 0 para o Palmeiras, e a classificação rubro-negra.
Pelas quartas de final, o adversário agora era o Bahia, que vinha em grande fase pelo Campeonato Brasileiro, porém que não foi um problema para o Flamengo, que igual o Amazonas, venceu as duas partidas do confronto por 1 a 0, com Bruno Henrique marcando na ida e Arrascaeta na volta.
Pela semifinal, o chaveamento permitiu um Clássico das Multidões, confronto de final recente, no que havia sido até então o último título rubro-negro na Copa do Brasil em 2022. O primeiro jogo do duelo havia sido o primeiro jogo de Filipe Luís no comando do Flamengo, e a equipe carioca fez uma excelente partida, mas que viu um Hugo Souza em uma noite inspirada, só permitindo vencer por 1 a 0, com gol de Alex Sandro. Na partida de volta, na Neo Química Arena, o Rubro-Negro fez uma partida segura e garantiu a classificação para a grande final após empatar sem gols.
Por fim, Flamengo e Atlético-MG disputariam o título da competição, o Rubro-negro tentando o pentacampeonato e o Galo tentando o bicampeonato. Quem se saiu melhor foi o Flamengo após vencer por 3 a 1 na partida de ida no Maracanã, deixando uma vantagem confortável para o jogo decisivo. No último jogo, o Galo tentou, mas a defesa rubro-negra se comportou muito bem, e na base do contra ataque, decidiu o confronto após um contra ataque de Plata que por cobertura fechou o caixão do confronto.