PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

OPINIÃO: Com possível chegada de Paquetá, time B do Flamengo se fortalece como superior à maioria de formações titulares do país

Meio-campista está em processo de negociação com diretoria rubro-negra para fechar um possível retorno ao futebol brasileiro

4 jul 2024 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

A possível chegada de Lucas Paquetá agitou os torcedores do Flamengo na quarta-feira (3). O meio-campista, em processo de investigação após ter seu nome ligado a apostas esportivas, pode ser emprestado ou negociado em definitivo junto ao West Ham, já chegando na janela do meio de 2024 ao Rio de Janeiro.

Paquetá celebra gol pela Seleção Brasileira
Paquetá celebra gol pela Seleção Brasileira
Foto: Lance!

Fortalecendo o setor central da equipe de Tite, Paquetá seria mais uma opção entre alguns dos craques do Fla, como De Arrascaeta e Nico de la Cruz. Em um esquadrão recheado de jogadores caros e de alta qualidade, o time segue brigando pelo topo da tabela do Brasileirão, e também está de olho nas copas, seguindo vivo no mata-mata da Copa do Brasil e da Libertadores.

A sequência rigorosa de jogos do calendário sul-americano acaba forçando clubes de topo a realizar um rodízio entre os atletas selecionados para as partidas, a fim de evitar lesões. Sabendo desse detalhe, o Rubro-Negro reforçou seu banco de reservas nos últimos anos, mirando conquistar todas as competições possíveis sem deixar cair o ritmo.

Apesar da rotação de jogadores, Tite tem um esquema altamente claro no comando do Flamengo. Na base do 4-3-3, a única alteração esquemática constante é a utilização de um ou dois volantes, encaixando De La Cruz como um segundo volante sem a bola e um meia de criação quando tem a posse, inclusive ajudando na pressão pós-perda.

Caso retorne à Gávea, Paquetá provavelmente ganharia uma das vagas de titular do meio para a frente, o que empurraria uma das atuais peças para o banco de reservas. As probabilidades apontam hoje para dois caminhos: a saída de Cebolinha, improvisando um dos meias no flanco esquerdo, ou de Arrascaeta, que lida com problemas físicos há alguns meses. Outra aquisição viável e próxima de se concretizar é a de Marcos Antônio, da Lazio. Veja as prováveis escalações do time titular e reserva que Tite pode armar:

TIME TITULAR

Rossi; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Matías Viña; Erick Pulgar, Nico de la Cruz e Lucas Paquetá; Gerson, Arrascaeta (Cebolinha) e Pedro

TIME RESERVA

Matheus Cunha; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Marcos Antônio (Igor Jesus) e Allan (Victor Hugo); Luiz Araújo (Lorran), Arrascaeta (Cebolinha) e Bruno Henrique; Carlinhos (Gabigol)

Com o time B montado e um padrão de jogo muito bem esquematizado por parte do comandante e seu qualificado staff, o Fla cresceria nos momentos de necessidade de revezamento. A mistura, neste período de Copa América, rendeu ótimos números: são sete jogos sem as peças convocadas, com cinco vitórias, um empate e uma derrota, além da liderança do Brasileirão.

O nível que poderia ser alcançado pela equipe reserva superaria boa parte dos times titulares da primeira divisão do país. Botafogo, Palmeiras e Bahia seriam os possíveis únicos a bater de frente com o esquadrão, fortalecidos pelos investimentos já feitos e que podem ser realizados na janela de transferências.

Mas que isso seja entendido não como um demérito aos demais componentes do Brasileirão, e sim um enaltecimento ao que o Flamengo faz na montagem de seu plantel, tendo como exemplo as conversas por Lucas Paquetá. Um trabalho de reestruturação de uma década, que mesmo com altos e baixos, trouxe resultados e títulos, e possibilita sonhar com contratações que parecem impossíveis. Mesmo com a troca de gestão ao final do ano, a continuidade do processo poderia resultar na continuidade de um forte domínio, somado a outros clubes, no topo do país.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade