ANÁLISE: Fluminense tira corda do pescoço e volta com grande resultado para o Maracanã sobre Argentinos Juniors
Tricolor decide classificação na Libertadores no Rio de Janeiro
No jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, o Fluminense se viu contra a parede no início da partida contra o Argentinos Juniors. Mas o torcedor tricolor consegue respirar aliviado e comemorar o empate por 1 a 1 que irá decidir a vaga das quartas de final no Maracanã.
No início do confronto, a equipe de Fernando Diniz se viu com muita dificuldade para impor seu estilo de jogo, enquanto o adversário apostava em muitas bolas aéreas dentro da área. E dessa forma, o artilheiro Gabriel Ávalos abriu o placar para os "hermanos" e colocou em questionamento a eficiência do time das Laranjeiras.
Apesar de uma leve melhorar depois do gol sofrido, o Tricolor foi salvado por Fábio em duas oportunidades. Em um rápido contra-ataque, Ávalos foi servido por Gondou na área e livre de marcação, mas parou em grande intervenção do veterano. E no fim da etapa inicial, André perdeu uma bola no campo de defesa e Bíttolo conseguiu uma finalização com perigo para outra boa ação do goleiro brasileiro.
Pouco antes do intervalo, Ávalos precisou ser substituído por conta de uma lesão muscular, o que trouxe um certo alívio para o torcedor. Sem o artilheiro, o Argentinos Juniors voltou do intervalo com um ímpeto ofensivo bem menor, mas a expulsão de Marcelo por conta de um lance acidental que resultou em uma lesão gravíssima de Luciano Sánchez fez com que o Fluminense se visse com a corda no pescoço.
Com um resultado adverso e com um jogador a menos em campo, voltar ao Rio de Janeiro com a desvantagem de um gol parecia até bom resultado. Mas a partida ganhou uma nova cara com a expulsão do goleiro Arias, do Argentinos Juniors, que obrigou o meia Heredia a ser improvisado no gol, uma vez que os "hermanos" já haviam feito as cinco substituições.
Apesar da falta de intensidade em grande parte dos 90 minutos, o Tricolor conseguiu achar um gol com uma linda finalização de Samuel Xavier da entrada da área. E Heredia, sem cacoete para agarrar, chegou a tocar na bola, mas não conseguiu colocar força necessária para tirar da direção da meta.
A equipe de Fernando Diniz voltou a apresentar pouca intensidade no meio de campo e pouca criatividade para chegar ao ataque, o que resultou em apenas duas finalizações na direção do gol adversário. Quando colocou a bola no chão, ficou evidente a diferença técnica entre os times, mas o Fluminense precisava mais de Paulo Henrique Ganso ligado na partida.
Na volta, o Argentinos Juniors contará com os retornos de Santiago Montiel e Fabricio Domínguez, que cumpriram suspensões no jogo de ida. Mas Gabriel Ávalos é dúvida, enquanto Luciano Sánchez está descartado. O Fluminense não terá Marcelo, mas contará com força quase máxima e com o Maracanã lotado precisando de uma vitória simples para avançar às quartas de final.
É possível dizer que o empate no Estádio Diego Armando Maradona teve um sabor de vitória no fim da partida pelo Fluminense. No Maracanã, a equipe de Fernando Diniz precisará apresentar um futebol mais convincente para o elenco seguir sonhando com o inédito título da Libertadores na temporada.