Em clássico pilhado, Fluminense e Vasco empatam no Maracanã
Times ficam no 0 a 0 em jogo repleto de polêmicas, gols anulados, VAR e expulsões; Tricolor segue na ponta, e Cruz-Maltino sai do G4 do Carioca
Em clássico pilhado, repleto de polêmicas, gols anulados, VAR e três expulsões, Fluminense e Vasco empataram sem gols na noite desta quarta-feira de Cinzas (14/2). O jogo, no Maracanã, foi válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Medel e Thiago Santos, além do técnico Fernando Diniz, receberam cartão vermelho na segunda etapa.
Com o resultado, o Tricolor segue na liderança do Estadual, com 18 pontos, agora três a mais que o Flamengo, que joga nesta quinta e pode alcançar a ponta. Já o Cruz-Maltino vai a 13 somados e sai do G4, restando três partidas. O Botafogo venceu na rodada e entrou na zona de classificação às semifinais.
Etapa movimentada e muita reclamação
Os times fizeram uma primeira etapa com bastante movimentação. A melhor oportunidade foi dos cruz-maltinos em arremate do zagueiro Léo no travessão, enquanto Léo Jardim apareceu em ótima defesa em finalização de Arias dentro da área. O goleiro vascaíno, aliás, já havia sido decisivo anteriormente em cabeceio de Thiago Santos no segundo pau. Aos 49, ocorreu o primeiro lance polêmico do jogo. Afinal, após cobrança de escanteio, Pablo Vegetti caiu na área, e a arbitragem apontou falta do argentino sobre Felipe Melo. O árbitro, aliás, custou a liberar os times para o vestiário em razão do aguardo para checagem do VAR.
Gol anulado, mais confusão e dez minutos de acréscimos
A chuva apertou no Maracanã, e o Fluminense voltou do intervalo com Lima na vaga de Felipe Melo, enquanto o Vasco não mexeu de cara. Com um minuto de jogo, David recebeu lançamento e tocou na saída de Fábio para abrir o placar. Mas o auxiliar Wallace Muller Barros Santos assinalou o impedimento do atacante cruz-maltino, posteriormente confirmado pelo VAR. No banco, o técnico Ramón Díaz reclamou acintosamente da marcação.
Aos 22 minutos, um empurra-empurra feio entre Ganso e Vegetti na área antes de cobrança de falta perigosa para o Vasco desencadeou confusão entre atletas de ambos os times. Medel e Thiago Santos foram expulsos, e o duelo ficou paralisado por mais de sete minutos, já que o chileno pediu que o árbitro consultasse o VAR antes de sair de campo.
O Vasco cresceu depois das expulsões e pressionou o Fluminense, que lutou para se reencontrar. Aos 37, Payet pediu pênalti após a bola bater na mão de Cano na barreira após cobrança de falta. Diante de tanta confusão, a arbitragem deu dez minutos de acréscimos. Payet, em outra boa jogada pela esquerda, cruzou para Galdames testar firme no canto, tirando tinta da trave. Aos 52, Vegetti pediu mais um pênalti, alegando ter sido segurado por Guga após cruzamento, mas nada foi marcado. O argentino ainda balançou a rede aos 54, mas o árbitro acusou falta do atacante.
Próximos jogos
As equipes voltam a campo no fim de semana. No sábado, o Fluminense enfrenta o Madureira, novamente no Maracanã. No dia seguinte, o Vasco terá o clássico contra o Botafogo, no Nilton Santos.
FLUMINENSE 0X0 VASCO
Oitava rodada do Campeonato Carioca
Data: 14/2/2024
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 45.102 (42.912 pagantes)
Renda: R$ 2.334.765,50
FLUMINENSE: Fábio; Guga, Thiago Santos, Felipe Melo (Lima, intervalo) e Marcelo (Diogo Barbosa, 16'/2ºT); André, Martinelli (Felipe Carvalho, 41'/2ºT), Ganso (Douglas Costa, 41'/2ºT), Renato Augusto (Antônio Carlos, 26'/2ºT) e Arias; Cano. Técnico: Fernando Diniz
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Medel, Léo, Piton; Zé Gabriel, Galdames, Payet (Rossi, 48'/2ºT); David (Mateus Carvalho, 23'/2ºT) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
Gol: -
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique e Wallace Muller Barros
VAR: Carlos Eduardo Nunes
Cartões amarelos: Felipe Melo, André, Ganso, Arias (FLU); João Victor, Zé Gabriel, Vegetti, Payet (VAS)
Cartões Vermelhos: Fernando Diniz/tec, 4'/2ºT (FLU); Thiago Santos, 22'/2ºT (FLU); Medel, 22'/2ºT (VAS)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter,Instagram e Facebook.