Flu, decepcionante, não assusta Flamengo
Tricolor deixou escapar chance de abrir vantagem na disputa por uma vaga à semifinal da Libertadores
A possibilidade de um Fla x Flu na semifinal da Libertadores ainda é real, mas o Tricolor terá que melhorar muito para tirar a vaga do Barcelona de Guayaquil, com quem empatou nessa quinta (12), por 2 a 2, no Maracanã. O classificado desse duelo será conhecido após a partida do dia 19, no Equador. Enquanto isso, o Flamengo voa na competição. Goleou o Olímpia por 4 a 1, na quarta (11), no Paraguai, e praticamente garantiu sua presença na semifinal.
Os vencedores desses confrontos se enfrentam na sequência da Libertadores. Caso o Fluminense consiga se recuperar fora de casa, eliminando o Barcelona, vai ter que tirar coelhos e urubus da cartola para superar o Flamengo, que tem tudo para passar de fase com tranquilidade – o outro jogo contra o Olímpia será no dia 18, em Brasília.
Embora a tradição mostre que o clássico entre os dois gigantes do Rio é repleto de reviravoltas, seria preciso um otimismo em dose extra para supor que hoje o Fluminense teria condições de derrotar o rival numa eventual semifinal, na disputa de duas partidas. A diferença técnica que os separa é gritante. Além disso, o Flamengo, quando joga sério, não tem adversário à altura no futebol carioca.
Em geral, os torcedores não costumam analisar as chances ou o potencial de seu time com frieza. Fosse assim, haveria muitos tricolores preferindo que o Fluminense evitasse o risco de ser vítima de um Flamengo avassalador e que voltou a encantar sob o comando de Renato Gaúcho.
A atuação do time de Fred e Nenê no empate com o Barcelona de Guayaquil deixou isso bem evidente, com falhas em série, falta de criatividade e a imaturidade da equipe. Por muito pouco, não saiu do Maracanã com uma derrota.