Flu pode completar 10 anos sem nenhum título de peso
Tricolor foi eliminado nessa quarta-feira (15) da Copa do Brasil
Aquele momento mais importante de um clube de futebol, com seus jogadores erguendo a taça de campeão e sua torcida pulando e cantando no estádio, está cada vez mais distante da realidade do Fluminense. Eliminado nessa quarta (15) da Copa do Brasil pelo Atlético-MG, poucos dias depois de se despedir da Libertadores, em duelo com o Barcelona de Guayaquil, o Tricolor segue seu rumo com a tendência de que fechará a temporada, de novo, sem nenhum título. Se passar em branco também em 2022, completará 10 anos de jejum nas principais competições ao seu alcance (Brasileiro, Copa do Brasil, Estadual, Libertadores e Copa Sul-Americana).
No Brasileiro, tudo indica, deve brigar no máximo por uma classificação que o deixe entre a quarta e a oitava posição, o que lhe garantiria presença na Libertadores do ano que vem – se ficar em 8º vai depender de um time brasileiro (Flamengo, Palmeiras ou Atlético-MG) conquistar a atual edição do torneio sul-americano.
O último título de peso do Fluminense foi o do Brasileiro de 2012, assegurado com três rodadas de antecedência, ao derrotar o Palmeiras por 3 a 2, numa campanha na qual sobrou. Fred foi o artilheiro, com 20 gols, e o melhor jogador do campeonato, premiado pela CBF. Naquele time, Thiago Neves também teve participação muito importante, assim como o lateral-esquerdo Carlinhos e o goleiro Diego Cavalieri. O técnico era Abel Braga.
Pouco antes, ganhara também o Carioca de 2012, em que superou na final o Botafogo por duas vezes, ambas no Engenhão: 4 a 1 e 1 a 0. Na oportunidade, Fred, Rafael Sóbis e Rafael Moura se destacaram e foram fundamentais na decisão.
Veio 2013, vieram 2014, 2015 ... 2021 e nada mais (ou muito pouco) - levou em 2016 o título da Primeira Liga, um torneio esvaziado que só foi realizado duas vezes, sem a presença da maior parte dos grandes clubes do País. Nem mesmo no Carioca obteve sucesso, apesar de ter vencido a Taça Guanabara de 2017 (primeiro turno). Embora esteja em situação melhor que a de seus rivais Vasco e Botafogo, o Fluminense não tem como fazer, hoje, frente ao Flamengo. Nas disputas em que se encontrarem em 2022, o favoritismo tende a ser do Rubro-Negro, o que pode ser o prenúncio de uma nova temporada fracassada.