Fluminense desmente especulações sobre venda da SAF
Apesar dos estudos para uma futura venda, clube alega não ter recebido propostas oficiais.
Nesta terça-feira (25), o Fluminense publicou uma nota para desmentir especulações acerca de um possível acerto da venda da SAF do clube. Segundo a nota divulgada nas redes sociais, ainda não houveram propostas para concretizar a compra. Neste momento, o Banco BTG Pactual é o intermediário entre o tricolor e possíveis investidores, no entanto, o clube nega as notícias relacionadas a valores, estruturas ou termos de uma eventual transação.
Além disso, por meio da nota, o Fluminense desmentiu sobre a possibilidade de permanência da gestão do futebol continuar com o atual presidente, Mário Bittencourt, em caso de venda da SAF. O Fluminense garante que a transação deve ser feita somente após uma análise criteriosa de aspectos como assunção de dívidas, investimentos no futebol e repasses para o Clube Social e as modalidades olímpicas.
Sendo assim, o tricolor reitera que, em caso de propostas oficiais, todo o processo deve passar pelos conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal do clube, além de uma divulgação pública aos sócios e torcedores. Somente em caso de aprovação, via Assembleia Geral, que a venda poderá ser concluída.
O clube agendou para o dia 14 de abril uma reunião com o Conselho Deliberativo, quando apresentará um panorama do andamento do processo de venda da SAF até o momento. Segundo informa a nota, o Fluminense, juntamente com o banco BTG Pactual, desenvolve o tema desde 2023.
A informação sobre a venda da SAF e possíveis valores acordados foram publicadas pelo jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no jornal O Globo. Segundo ele, o Banco BTG Pactual apresenta um documento com os valores de avaliação do Fluminense, que seria de R$850 milhões. Nesse caso, o aporte do comprador seria em torno de R$ 500 milhões, cerca de 60% do departamento de futebol do clube.
Leia a nota na íntegra:
"O Fluminense Football Club reafirma que o Banco BTG Pactual vem conduzindo conversas com potenciais investidores, com o objetivo de receber uma proposta formal de investimento no clube.
Até o momento, não houve qualquer manifestação oficial de interesse. Portanto, especulações sobre valores, estruturas ou termos de uma eventual transação não podem ser confirmadas ou negadas, nem pelo clube, nem por seu assessor financeiro.
Caso uma proposta formal venha a ser apresentada, ela será submetida a uma análise criteriosa, considerando não apenas o aporte financeiro inicial, mas também aspectos como a eventual assunção de dívidas, investimentos anuais no futebol, repasses que garantam a sustentabilidade do Clube Social e dos Esportes Olímpicos, regras de governança da nova entidade, entre outros elementos relevantes.
O Fluminense reitera seu compromisso com a transparência e informa que, tão logo uma proposta formal seja recebida, seus detalhes serão apresentados aos Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal, bem como divulgados publicamente aos sócios e torcedores. Ao final, conforme determina a governança do clube, caberá à Assembleia Geral deliberar sobre sua aprovação.
Adicionalmente, esclarecemos que não houve qualquer proposição oficial ao presidente Mário Bittencourt sobre propostas relacionadas à SAF. As especulações que circulam são compreensíveis, dada a relevância do tema e o fato de que, em qualquer processo de aquisição, é natural que haja discussões sobre a permanência ou não da atual gestão.
Em linha com o compromisso de transparência, está agendada para o dia 14 de abril uma reunião com o Conselho Deliberativo, ocasião em que será apresentado um panorama atualizado do processo até aqui. Por fim, o Fluminense destaca que vem desenvolvendo este tema há cerca de dois anos, com o apoio do BTG Pactual, sempre de forma responsável e em busca da melhor solução para o clube."