Fluminense: Marcelo chega após período ruim na Europa, mas ainda pode fazer a diferença no Brasil
Jogador de 35 anos perdeu espaço no Real Madrid e não conseguiu ter sequência no Olympiacos. Exemplo de Filipe Luís, porém, serve de alento para que camisa 12 se destaque
Principal contratação do Fluminense para 2023, Marcelo foi anunciado como reforço tricolor na última sexta-feira com a missão de acabar de vez com os problemas da lateral esquerda. Aos 34 anos, o experiente jogador vem de um período de baixa na carreira e tenta dar a volta por cima no clube que o revelou para o futebol.
Do início de 2022 para cá, o ala disputou apenas 23 jogos oficiais por Real Madrid e Olympiacos. Com a idade avançada, Marcelo perdeu espaço para Ferland Mendy no clube espanhol nos últimos anos, enquanto na Grécia sua passagem foi marcada por algumas lesões.
Em sua reta final no Real Madrid, o lateral já tinha entendido que seu tempo estava chegando ao fim e que a passagem pela capital espanhola não teria mais longa duração. Mesmo assim, como liderança, Marcelo foi importante e ergueu o troféu da Champions League 2021/22, tornando-se o primeiro brasileiro a fazê-lo como capitão.
A chegada na Grécia foi cercada de expectativas, mas não saiu como o esperado. O brasileiro não conseguiu ter uma sequência, teve problemas físicos e não encontrou seu espaço. Diante disso, como revelou o presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, as partes começaram a conversar pelo retorno a Laranjeiras.
Em sua estadia no Olympiacos, apesar dos poucos jogos, Marcelo conseguiu balançou as redes três vezes, inclusive com golaços (veja abaixo dois deles). Diante do Atromitos, na Copa da Grécia, o ala fez dois gols no jogo de ida oitavas de final, em vitória por 4 a 2, e marcou também na volta, no empate em 2 a 2.
What a 🔴⚪️ moment in Karaiskaki last night! @MarceloM12's first goals in the Olympiacos jersey! 😍⚽️🇧🇷#Olympiacos #Goals #M12 #Brazil pic.twitter.com/28sp8bfwYn
— Olympiacos FC (@olympiacosfc) December 16, 2022
SUCESSO DO RIVAL PODE SER INSPIRAÇÃO
Marcelo chega para ser o dono absoluto da lateral esquerda, especialmente após experiências ruins com nomes como Egídio, Danilo Barcelos, Mario Pineida, Cris Silva e recentemente com o lesionado Jorge. A idade avançada pode ser um fator que deixe o torcedor com um pé atrás, mas um exemplo recente vivido no futebol carioca serve de alento.
Em 2019, o Flamengo contratou Filipe Luís para ser seu lateral-esquerdo, e o ídolo do Atlético de Madrid rapidamente entrou para a história do Rubro-Negro. Apesar de estar mais próximo do fim de sua carreira e de chegar em uma idade parecida com a de Marcelo (Filipe Luís chegou ao Fla com 33 anos), o jogador mostrou que sua experiência ainda se sobressaía no futebol brasileiro.
Com um ritmo totalmente diferente do que é praticado na Europa, jogadores experientes, como o caso de Marcelo e Filipe Luís, têm totais condições de ainda serem destaque no Brasil. Por mais que não seja como o auge no Velho Continente, a técnica ainda é capaz de fazer um craque da posição ser um craque no futebol brasileiro.