Relembre a polêmica final entre Botafogo e Flu em 1971
Botafogo e Fluminense não decidem o título estadual desde 1971, e torcedores dos dois clubes têm todos os motivos para não esquecer o jogo que foi um dos mais polêmicos da história das finais do Campeonato Carioca. Nesta edição, os tricolores venceram por 1 a 0, gol de Lula, no final da partida, em lance que gerou muitas reclamações por parte dos alvinegros.
» Confira como está o mercado da bola no futebol brasileiro
Após cobrança de escanteio, o lateral Marco Antonio se chocou com o goleiro Ubirajara Mota e a bola sobrou para o ponteiro Lula, que empurrou a bola para as redes com um leve toque. Para o Botafogo, um lance irregular porque Marco Antonio empurrou Ubirajara, mas o árbitro José Marçal Filho confirmou o gol, considerando que não houve infração do jogador tricolor.
A derrota foi um choque para o Botafogo, que era considerado o grande favorito para a conquista do título. O time de General Severiano era chamado de "Selefogo" porque reunia jogadores que tinham sido campeões mundiais em 1970, como Jairzinho, Paulo César Caju, Carlos Alberto Torres e Brito.
O Botafogo fez uma ótima campanha, mas caiu de produção nas rodadas finais e permitiu que o Fluminense se aproximasse. O time alvinegro foi derrotado pelo Flamengo e empatou com América-RJ e Bonsucesso, reduzindo a vantagem para o time tricolor que, dirigido por Zagallo, vinha de vitórias sobre América, Vasco e Flamengo. Mesmo assim, o Botafogo chegou ao jogo final precisando apenas de um empate para ficar com o título, o que aumentou a frustração com a derrota.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE1 x 0 BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de junho de 1971
Público: 142.339 pagantes
Árbitro: José Marçal Filho (RJ)
Cartão Vermelho: Carlos Roberto (Botafogo)
Gol: FLUMINENSE: Lula aos 43 minutos do 2º Tempo
FLUMINENSE: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Silveira, Didi (Flávio), Wilton (Cafuringa) e Cláudio; Ivair e Lula
Técnico: Zagallo
BOTAFOGO: Ubirajara Mota; Carlos Alberto Torres (Mura), Brito, Osmar e Paulo Henrique; Nei Conceição, Carlos Roberto, Zequinha (Paraguaio) e Nilson Dias; Careca e Paulo César Lima
Técnico: Egídio Landolfi "Paraguaio"
Campeonato Paulista - Série A2
O Terra, maior empresa de Internet da América Latina, exibe ao vivo os jogos da Série A2 do Campeonato Paulista, uma das mais respeitadas e tradicionais competições do País. As partidas são narradas por Marcelo do Ó e comentadas por Ary Pereira Junior e Bruno Prado. Os internautas podem conferir tabelas, classificação e notícias do torneio, além de participar das transmissões por meio de comentários e mensagens via redes sociais.
