Vídeos mostram briga de torcedores de Fluminense e Boca Juniors na Praia de Copacabana
Duas pessoas são detidas pela Polícia Militar após confusão próxima da fan zone, promovida pela Conmebol
Torcedores de Fluminense e Boca Juniors entraram em conflito na tarde desta quinta-feira, na Praia de Copacabana, no Rio. A briga aconteceu próximo da fan zone, local promovido pela Conmebol com espaços temáticos em homenagem aos finalistas da Libertadores. Duas pessoas foram detidas. O jogo está marcado para sábado, às 17h, no Maracanã.
Os registros mostram torcedores do Fluminense emboscando os argentinos na faixa de areia da praia. Mais cedo, outros vídeos haviam circulado nas redes sociais, com os argentinos do Boca cantando e se divertindo em Copacabana. Em outras imagens ainda, feitas de um prédio na orla, é possível ver a correria de torcedores e banhistas.
Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro, as medidas de segurança haviam sido reforçadas na Praia de Copacabana. Foi utilizado, inclusive, vídeo-monitoramento por um helicóptero. Houve relatos de uso de balas de borracha e gás de pimenta por parte dos policiais. Dois torcedores, um brasileiro e um argentino, foram detidos pela PM.
Terribles imágenes de la Emboscada de los hinchas de Fluminense a los de Boca en Río de Janeiro: clima muy picante a 48 hs de la final. pic.twitter.com/IA6oxseswE
— 365Scores (@365ScoresApp) November 2, 2023
Nossa Fênix monitora a concentração de público na Praia de Copacabana. pic.twitter.com/jhVaJFON6t
— @pmerj (@PMERJ) November 2, 2023
Na segunda-feira, outro grupo de torcedores do Fluminense agrediu torcedores do Boca Juniors, também na zona sul da cidade. Três brasileiros chegaram a ser presos. Nas redes sociais, provocações entre as duas torcidas têm sido recorrentes. Um dos temas é o racismo, em referência às injúrias que se tornaram comuns em confrontos de argentinos contra brasileiros na Libertadores e Sul-Americana. A estimativa era de que 100 mil torcedores argentinos chegariam ao Rio, a maioria sem ingressos.
URGENTE: Torcedores do Fluminense armaram uma emboscada e foram na direção dos torcedores do Boca Juniors que estavam na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Diversos relatos de brigas, pancadaria e correria no local. pic.twitter.com/IU3K7cXJMt
— DIRETO DO MIOLO (@diretodomiolo) November 2, 2023
A Conmebol publicou uma nota repudiando atos de violência e racismo "que possa ocorrer no âmbito desta final", sem mencionar o episódio na Praia de Copacabana. "A Conmebol convoca torcedores de Boca Juniors e Fluminense para compartilharem juntos os momentos de alegria e celebração que nosso futebol nos proporciona. Os valores do desporto que mais nos apaixona devem inspirar comportamentos de paz e harmonia", diz o texto.
Mais tarde, já à noite, torcedores dos dois times estavam juntos em uma parte da praia. Um vídeo mostra que a maioria era do Boca Juniors, mas era possível ver pessoas com uniformes do Fluminense. Entretanto, em outras áreas de Copacabana, a violência continuou, com brigas pontuais entre torcedores dos dois times.
Hay hinchas de Boca y también de Fluminense compartiendo este sector de la playa. La violencia que se generó en otros lados proviene de la barra y la policía brasileña que reprimió sólo a los bosteros. pic.twitter.com/pAI8e8FLvf
— Marcelo Merkato (@MarceloMerkato) November 2, 2023