Fortaleza em 2024: quais os pontos positivos e negativos?
Temporada chegou ao fim no último final de semana. Confira quais foram os pontos positivos e negativos do Leão do Pici no ano de 2024.
A temporada 2024 do Fortaleza chegou ao fim no último domingo (8), com mais uma vitória dentro de casa, diante do Internacional. O triunfo resultou no G4 para o Leão, além de ter alcançado a maior pontuação de um clube nordestino na história do Brasileirão por pontos corridos, com 68 pontos. Apesar do resultado expressivo, o ano não foi só flores para o clube. Veja os pontos fortes e fracos do tricolor cearense.
Parece clichê, mas chega a ser impossível falar do time treinado por Vojvoda e não exaltar a força que tem jogando diante de sua torcida, que com certeza foi o ponto mais do Fortaleza neste ano: disputou 37 jogos como mandante em 2024 e teve apenas 3 derrotas. No Campeonato Brasileiro inclusive, o Leão foi o melhor no quesito, além de não perder nenhum jogo na Arena Castelão durante o torneio nacional.
Outro ponto a se admirar do tricolor cearense foi a força em jogos considerados grandes, com os exemplos do empate heroico na Bombonera e a famosa ''casca'' jogando diante de um complicado Rosário Central na Argentina. Quem pensa que acabou aí está muito enganado: enfrentando o top 5 da competição (tirando o próprio clube), o Fortaleza obteve um aproveitamento de 65%, vencendo quatro confrontos, empatando outros três e sendo derrotado apenas por Botafogo e Internacional, quando atuou fora de casa.
Mas como nem tudo são flores, o que marcou negativamente foi a inconstância. Em determinados momentos da temporada, a equipe oscilou e alguns destes momentos ocorreram em disputas importantes, como a perda do título cearense para o maior rival e as eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana. Podendo até sonhar com a taça do Campeonato Brasileiro, mas as oscilações custaram.
Uma coisa em comum nestas derrotas é que o Leão passava por um jejum sem vencer em todas as oportunidades. E aquela força que se viu diante dos gigantes, acabou caindo por água abaixo e o eliminando de duas competições em que o clube poderia e deveria ter avançado mais.
Mas o vilão nem sempre vem a ser a própria equipe, isso pode coincidir com o calendário extenso, pois o Fortaleza disputou 73 partidas em 2024, uma a menos que o Botafogo (sem contar o Intercontinental), campeão brasileiro e da Libertadores que disputou a competição continental desde sua fase inicial. Além de igualar a quantidade de partidas do Flamengo, campeão da Copa do Brasil.