FPF envia documento ao São Paulo e reconhece que pênalti em semifinal foi marcado de forma 'equivocada'
O lance envolvendo o zagueiro Arboleda, do Tricolor, e o atacante Vitor Roque, do Palmeiras, gerou grande repercussão
A Federação Paulista de Futebol reconheceu erro do árbitro no pênalti marcado em jogo entre Palmeiras e São Paulo pela semifinal do Paulistão 2025, gerando insatisfação no clube tricolor.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou nesta segunda-feira, 24, um ofício ao São Paulo Futebol Clube reconhecendo que a arbitragem cometeu um erro no pênalti marcado na partida em que o Tricolor enfrentou o Palmeiras, válida pela semifinal do Paulistão.
Na ocasião, jogadores, direção e torcedores do São Paulo reclamaram bastante da penalidade assinalada pelo árbitro Flavio Rodrigues de Souza, após Vitor Roque cair no gramado depois de tentar driblar o zagueiro Arboleda. O VAR não chamou o árbitro para revisão. Raphael Veiga cobrou no alto e converteu a cobrança nos últimos minutos do 1T. O jogo acabou 1 a 0.
Nas redes sociais, o zagueiro Arboleda fez postagem contundente, bem como o atacante Calleri e o próprio perfil oficial do SPFC. O assunto também pautou boa parte da imprensa. Dessa maneira, a direção tricolor fez uma reclamação formal à FPF e recebeu, nesta segunda-feira, um retorno da entidade, afirmando que o pênalti foi marcado de maneira 'equivocada' - as informações são da TNT Sports.
Veja abaixo alguns trechos:
"A Federação Paulista de Futebol recebeu o ofício enviado pelo São Paulo Futebol Clube e analisou de forma cautelosa os pontos apresentados, bem como todos os fatos relacionados à partida entre Palmeiras x São Paulo, válida pela Semifinal do Paulistão Sicredi 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
(...)
Recebemos, sempre de forma humilde, toda e qualquer crítica e tomamos providências imediatas. Jamais poderemos ser reconhecidos como negligentes —fato que todos os clubes paulistas são testemunhas. Portanto, é com respeito que recebemos todas as críticas do São Paulo Futebol Clube.
Em relação ao lance do pênalti assinalado pelo árbitro de campo e referendado pelo VAR, embora seja um lance interpretativo, a FPF entende que o árbitro de campo deveria ter sido chamado para realizar a revisão no VAR e que a marcação do pênalti foi equivocada.
(...)
Importante frisar que Flavio Rodrigues de Souza e Rodrigo Guarizo do Amaral, que detêm os escudos FIFA e atuam em competições nacionais e internacionais há anos, são íntegros e, assim como qualquer ser humano, sofrem a cada situação de equívocos causada. Erros, infelizmente, podem acontecer, lamentamos profundamente todos os danos causados e trabalharemos intensamente para corrigi-los".