Fundação Gol de Letra promove intercâmbio na França
Liderada pelo craque Rai, Fundação Gol de Letra é referência em esporte
Em setembro de 2024, um grupo de jovens da Fundação Gol de Letra embarcou para um intercâmbio na França, marcando a 22ª edição da iniciativa.
Entre eles, um dos participantes expressou sua surpresa ao ver o mar pela primeira vez, enquanto voava rumo a Paris.
Essa experiência faz parte do Programa Jogo Aberto, que há mais de 20 anos oferece a oportunidade de vivenciar outras culturas e promove a transformação social por meio do esporte e da educação.
A viagem deste ano coincidiu com o início dos Jogos Olímpicos de Paris e contou com a participação de sete jovens de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Durante 23 dias, eles se uniram a mais de 500 jovens de 36 países no Festival 24, que teve como foco a igualdade e excelência esportiva. Além de assistir à abertura da Olimpíada, o grupo acompanhou as atividades de Raí, fundador da Gol de Letra, que participou da cerimônia de acendimento da tocha olímpica.
O impacto do intercâmbio vai além do encantamento inicial. Para muitos jovens, como Maria Eduarda Fortunato e Samuel de Souza, a experiência abriu novos horizontes e influenciou suas trajetórias pessoais e profissionais.
Samuel, por exemplo, entrou na Fundação aos nove anos, tornou-se monitor e hoje cursa educação física. Já Laura Maria, que participou do intercâmbio há 10 anos, relatou como a experiência expandiu sua visão de mundo e ajudou em sua transição pessoal e profissional.
Criada em 1998 pelos ex-jogadores Raí e Leonardo, a Fundação Gol de Letra atua há 25 anos promovendo educação e esporte em comunidades socialmente vulneráveis, atendendo mais de 6 mil crianças e jovens em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de disseminar sua metodologia em âmbito nacional.