Tom Brady anuncia aposentadoria da NFL com vídeo emocionado e foto de Gisele
O quarterback veterano fez o anúncio pelas redes sociais e compartilhou fotos com amigos, família e a ex-esposa
O quarterback Tom Brady, de 45 anos, anunciou sua aposentadoria da NFL pela segunda vez, nesta quarta-feira, 1º. O veterano publicou um vídeo em que aparece emocionado e agradece aos colegas, à família e amigos. No mesmo post, Brady compartilhou fotos em que a ex-esposa, a modelo brasileira Gisele Bündchen aparece com os filhos.
"Vou direto ao ponto: estou me aposentando, em definitivo", afirmou Brady, em vídeo publicado em suas redes sociais. "Todo esse processo gerou muita repercussão da última vez (em que me aposentei), então pensei em deixar vocês saberem primeiro e eu já escrevi minha carta de despedida na última temporada." Em seu discurso, emocionado, Brady agradeceu a seus companheiros, treinadores e rivais, que impulsionaram sua carreira pelos últimos 23 anos. "Obrigado por realizarem meu sonho."
Há exatamente um ano, em 1º de fevereiro de 2022, Brady anunciou que sua trajetória como quarterback tinha chegado ao fim, porém, um mês depois, ele voltou atrás e jogou mais uma temporada pelo Tampa Bay Buccaneers.
Depois de muitos rumores, em outubro o jogador e Gisele confirmaram o fim do casamento. A imprensa divulgou que a decisão de Brady em retornar da aposentadoria teria começado as brigas entre o casal.
Carreira
Considerado o maior quarterback da história do esporte, o jogador encerra a sua carreira após 23 temporadas, com 10 disputas de Super Bowl e sete títulos conquistados, além de múltiplos recordes.
Brady foi selecionado pelo New England Patriots na sexta rodada no draft de 2000 com a 199ª escolha geral. Após 23 anos, quebrou inúmeros recordes. Foi o quarterback mais velho a disputar uma partida na liga, o jogador mais vezes campeão e com mais títulos do qualquer outra franquia da NFL, além de ter conquistado o prêmio de MVP da temporada regular em três oportunidades e do Super Bowl em outras cinco. Ele também é o atleta com mais vitórias na NFL (251) e com mais passes para touchdown (640).
A aposentadoria oficial de Tom Brady acontece após três temporadas em Tampa Bay, última equipe de sua carreira. Nos outros 20 anos, defendeu a posição de quarterback dos Patriots, ao lado do head coach Bill Belichick e de grandes nomes do esporte, como o tight-end Rob Gronkowski e os wide receiver Randy Moss e Julian Edelman. Em New England, disputou nove Super Bowls, com seis vitórias.
Em sua última temporada em Tampa Bay, teve de lidar com diversos problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Após longa relação, Tom Brady e Gisele Bündchen anunciaram a separação após 13 anos casados e dois filhos. No futebol americano, perdeu a companhia Gronkowski e do head coach Bruce Arians, com que conquistou o Super Bowl LV, contra o Kansas City Chiefs, e que optaram pela aposentadoria antes do início da última temporada.
Em 2022, Brady viveu uma de suas piores temporadas em números. Além de ser eliminado pelo Dallas Cowboys na primeira rodada dos playoffs, passou para 4.694 jardas e 25 touchdowns. Também teve nove interceptações no período, números melhores do que a temporada de 2001, sua primeira como titular da NFL e que venceu o Super Bowl.
Ao final de sua carreira, Brady tem um contrato com a emissora americana Fox para se tornar comentarista da NFL, seguindo os passos de outros contemporâneos, como o quarterback Drew Brees. Antes mesmo do fim de sua carreira, ele acertou um pré-contrato, no valor de US$ 375 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhões), por 10 anos.
Após o anúncio de sua aposentadoria, diversas personalidades do esporte se manifestaram nas redes. Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, Warren Moon, Russel Wilson e Michael Phelps foram alguns dos quarterbacks que postaram mensagens a Brady. Os perfis oficiais da NFL, Tampa Bay e New Englands também homenagearam o maior atleta de futebol americano da história.
*Com informações do Estadão Conteúdo