Agüero marca, e City vence 4ª seguida contra rival United
O Manchester City pressionou, atacou, reclamou de pênaltis não marcados, encheu o Etihad Stadium neste domingo, contra o Manchester United, pelo Campeonato Inglês, e acabou conseguindo a quarta vitória seguida sobre os rivais e vizinhos. Agüero foi o herói da partida, marcando o único gol do triunfo por 1 a 0, e, assim, alcançando a artilharia isolada da Premier League, agora com 10 balanços de rede.
Com este resultado, o Manchester City mantém a distância para os líderes do Campeonato Inglês. O time segue na terceira colocação, agora com 20 pontos, seis a menos que o líder Chelsea, e dois a menos que o Southampton. O Manchester United fica estacionado com 13 pontos apenas na nona posição.
O Manchester City teve as melhores chances desde o início, e o goleiro De Gea vinha se destacando. Com Fernando justificando o apelido de "Polvo", Yaya Touré teve liberdade para atacar com Milner e Navas, enquanto Agüero e Jovetic infernizavam na frente. As melhores oportunidades vieram com o argentino e o espanhol.
O United tinha Rooney voltando muito, Januzaj apagado, e Di María tentando atacar mais com Luke Shaw, pela esquerda. Mas nada da bola chegar com qualidade a Van Persie. Tanto que na etapa inicial, o time não chutou nenhuma vez ao gol de Hart - as duas finalizações foram para fora.
Ainda no primeiro tempo, três lances importantes: duas reclamações de pênalti (uma de Fellaini em Agüero, e outra de Rojo em Yaya Touré), além da expulsão de Smalling, que fez falta dura em Milner e já tinha levado o amarelo mais cedo por atrapalhar a saída de jogo de Hart.
Para a etapa final, o Manchester United teve que se virar com Carrick improvisado como zagueiro. Do outro lado, com um a mais, o Manchester City foi para cima, e com cinco minutos já teve boas chances.
Quando o City mais pressionava, outro duro golpe para o United: Rojo teve grave lesão no ombro, e o jovem McNair, de apenas 19 anos, entrou em campo. E o jogo ficou no mesmo ritmo, com direito até a mais reclamações com a arbitragem do time da casa, em mais um pedido de pênalti em Agüero, novamente ignorado.
Enquanto isso, o United buscava o contra-ataque que pudesse definir o jogo. Mas foi a pressão do City que acabou sendo mais eficiente. Touré achou Clichy na linha de fundo, e o francês centrou para Agüero, que chutou com precisão e anotou o único gol da partida.
O City continuou em cima, e até teve chances de ampliar, como no chute de Jovetic de fora da área. Mas o United não estava entregue. Quase que Rooney marcou um golaço histórico, com direito a arrancada e bola entre as pernas de Kompany. Mas na hora de decidir, o inglês não conseguiu o chute.No fim, foi o lado azul da cidade que voltou a ficar feliz no dia do dérbi.
Smalling levou um cartão amarelo bobo antes de ser expulso (Shaun Botterill/Getty Images)
Argentino Marcos Rojo saiu de campo com séria lesão no ombro (Andrew Yates/Reuters)