Anfitriã, Rússia termina Jogos em 1º no quadro de medalhas
Com 33 medalhas, sendo 13 de ouro, 11 de prata e nove de bronze, a anfitriã Rússia terminou os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi como a delegação com mais vitórias e pódios. A Rússia assumiu a liderança do quadro de medalhas apenas no último sábado, no penúltimo dia de provas, e consolidou o triunfo neste domingo com mais dois ouros: nos 50 km de esqui cross country (Alexander Legkov) e na prova de quartetos masculinos do bobsled (Alexey Negodaylo, Dmitry Trunenkov, Alexey Voevoda e Alexander Zubkov).
Além disso a equipe russa somou uma prata e um bronze, já que Legkov foi acompanhado no pódio de sua prova por dois compatriotas: Maxim Vylegzhanin, que ficou com a medalha de prata, e Ilia Chernousov, bronze.
Em segundo lugar, com 11 ouros, cinco pratas e 10 bronzes (26 no total), ficou a Noruega. O Canadá, que há quatro anos, nos Jogos de Vancouver, ficou em primeiro no quadro final de medalhas, desta vez terminou em terceiro, com 10 ouros, 10 pratas e cinco bronzes (25).
Apesar de ter ficado em segundo no total de medalhas com 28, a delegação dos Estados Unidos ocupou apenas a quarta posição geral, com nove de ouro, sete de prata e 12 de bronze.