Em carta, Bom Senso pede "renúncia imediata" de Del Nero
Na esteira dos acontecimentos recentes do futebol mundial, o movimento de jogadores Bom Senso FC emitiu um manifesto nesta segunda-feira com pedidos para a melhora do futebol brasileiro. Destaca-se entre as demandas do grupo um pedido da "renúncia imediata" de Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF.
O manifesto dos jogadores pede seis itens, entre eles uma democratização da CBF com limites de reeleição e direto de votos a todos clubes na Assembleia Geral. Ademais, solicita a aprovação do Fair Play financeiro, lei que circula na Câmara e que a confederação tenta alterar.
Veja na íntegra o manifesto do Bom Senso FC:
"A partir da prisão de Marin e da renúncia de Blatter, o Torcedor, a comunidade do futebol e a sociedade brasileira cobram mudanças reais no modelo de gestão da Confederação Brasileira de Futebol.
O Bom Senso FC reitera a público as propostas de mudanças estatutárias que visam democratizar a CBF e iniciar o processo de renovação reivindicado pelos torcedores, por ídolos do nosso futebol e por amplas parcelas da mídia e da sociedade.
1) limitação de mandatos, permitindo apenas 1 (uma) reeleição à Presidência da entidade;
2) Democratização das instâncias de decisão da CBF, como o Colégio Eleitoral, a Assembleia Geral e os Conselhos Técnicos, garantindo direito proporcional de voto aos atletas, técnicos e gestores;
3) direito a voto a todos os clubes participantes do Campeonato Brasileiro, de todas as divisões, na Assembleia Geral da CBF;
4) diminuição da cláusula de barreira: apoio de 1 (uma) Federação ou de 1 (um) clube para inscrição de chapas à Presidência da CBF;
5) adoção das medidas de Fair Play Financeiro previstas no texto original da MP 671; e
6) banimento do esporte de todos os envolvidos com escândalos de corrupção.
Pelo posicionamento público dos dirigentes da CBF e pelas informações obtidas pela imprensa, não acreditamos que a Assembleia Geral da próxima quinta-feira, dia 11, sob o comando de Marco Polo Del Nero, aprove essas medidas democratizantes.
Diante disso, defendemos a renúncia imediata do presidente Del Nero ao seu cargo e convocação de novas eleições para a CBF até o final do ano, já com as propostas de mudanças estatutárias em curso.
Bom Senso Futebol Clube,
por um futebol melhor para todos"