Brasil defende invencibilidade de mais de oito anos contra a Colômbia; veja retrospecto
O Brasil defende uma longa invencibilidade jogando contra a Colômbia, que já dura mais de oito anos. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Metropolitano Barranquilla, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A última vez que a Seleção Brasileira foi derrotada para os colombianos foi na Copa América de 2015, no dia 17 de junho daquele ano. Na oportunidade, o zagueiro Jeison Murillo marcou o gol da vitória da sua equipe, que determinou a primeira derrota do técnico Dunga desde sua volta ao comando da Amarelinha. Após o apito final, Neymar foi expulso por acertar uma bolada em seu adversário.
No entanto, desde então, o retrospecto do Brasil enfrentando a Colômbia é bastante favorável: são sete jogos, com quatro vitórias e três empates. Somando todos os encontros entre as seleções, a Canarinho ainda leva larga vantagem. Os colombianos levaram a melhor para cima dos brasileiros apenas em três oportunidades, enquanto foram derrotados 21 vezes, além de 11 empates.
Trio se apresenta, e Seleção Brasileira fica completa para a disputa das Eliminatóriashttps://t.co/DSOB1XCkxv pic.twitter.com/TMdjYeTIpl
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) November 14, 2023
O técnico Fernando Diniz tenta usar esse retrospecto favorável a seu favor para, além de encostar na líder Argentina, ganhar moral na Seleção Brasileira, que vem de um empate em casa com a Venezuela e de uma derrota por 2 a 0 para o Uruguai, em Montevidéu. Atualmente, Brasil ocupa a terceira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas com sete pontos, ficando atrás de dos uruguaios (sete) e dos argentinos (12). O treinador já esboçou a escalação titular, que conta com quatro atacantes.