Brasil x Peru tem retrospecto de jogos equilibrados
Seleções se enfrentam nesta quinta pela Copa América
Desde 1937, Brasil e Peru já se enfrentaram 47 vezes, com ampla vantagem da seleção hoje comandada por Tite. Foram 33 vitórias, nove empates e cinco derrotas da equipe pentacampeã mundial. Apesar desses números, constata-se um equilíbrio na maioria dos confrontos quando se analisa o resultado final.
Em 27 dessas 47 partidas não houve diferença superior a um gol no placar. A repetição, por exemplo, do 1 a 0, se deu 11 vezes. Ou seja, em quase 25% desses jogos. Nesse caso específico, o Brasil venceu sete vezes e o Peru, quatro.
A maior goleada nesse duelo sul-americano ocorreu na Copa América de 1997, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, quando o Brasil venceu por 7 a 0, com show de Romário, Leonardo e Djalminha. O triunfo classificou a Seleção para decidir o título contra os anfitriões, em jogo que a equipe que tinha Zagallo como treinador venceu por 3 a 1.
Em partidas válidas pela Copa América, até o momento Brasil e Peru jogaram 17 vezes, também com boa vantagem do primeiro – ganhou 11, perdeu três e houve três empates.
O último encontro de ambos se deu em outubro do ano passado, em Lima, onde o Brasil venceu por 4 a 2, pelas eliminatórias do Mundial do Catar. Na oportunidade, Neymar fez três gols, dois deles de pênalti, e Richarlison também deixou sua marca.
Nesta quinta, Brasil e Peru entram em campo no Engenhão, no Rio, para compromisso pela segunda rodada do Grupo A da Copa América.