Brasileirão acerta acordo de transmissão para Oriente Médio, Norte da África e Polônia
Responsável por gerenciar os direitos da competição, 1190 Sports firma contrato para a exibição de jogos da competição para 20 novos países
O Campeonato Brasileiro ampliará a transmissão das partidas para o público estrangeiro. A 1190 Sports, empresa responsável pela comercialização de direitos esportivos do Brasileirão ao exterior, assinou acordo com o Athletic Sports Group que inclui todos os jogos da primeira divisão (380 partidas) da temporada de 2022.
Oriente Médio, Norte da África e Europa são algumas das regiões em que o campeonato será transmitido, com países como Egito, Irã, Marrocos, Arábia Saudita, Catar, Tunísia, Síria, Jordânia, Líbano, Líbia, Iraque, Omã, Yemen, Bahrain e Emirados Árabes Unidos.
Além disso, a 1190 Sports também assinou contrato com a For Media Sports Management, que detém os direitos de transmissão na Polônia para as temporadas de 2022 e 2023. No total, o acordo conta com 152 partidas ao longo dos próximos dois anos.
"Estamos muito satisfeitos em levar os jogos da principal competição da América Latina aos países do norte da África e do Oriente Médio. O Brasil tem uma das maiores comunidades árabes do mundo e esperamos que haja um interesse grande em torno de clubes e jogadores com a transmissão dos jogos nesses países, assim como continuar crescendo em distribuição no continente europeu, com a chegada do campeonato à Polônia", afirmou Leonardo Caetano, Country Manager da 1190 Sports Brasil.
O Campeonato Brasileiro já havia firmado contrato com a plataforma digital OneFootball para a transmissão da competição na Espanha, França e Reino Unido, além de países do sudeste asiático.
Bruno Maia, especialista em inovação no esporte, CEO da Feel The Match, destaca que, apesar da transmissão internacional representar um avanço, exigirá também um planejamento de transparência e estabilidade com o decorrer dos anos.
"Não é mera disposição numa grande rede de grande alcance que vai tornar o produto brasileiro interessante. Isso é só o início de um trabalho, leva tempo, depende da estabilidade e clareza da qualidade do produto, e o futebol brasileiro ainda carece muito disso, ainda que seu formato já esteja bem entendido e consagrado".
Para o especialista em marketing esportivo Fábio Wolff, a novidade é um bom negócio desde que seja bem trabalhada por quem está transmitindo. "A transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro no exterior pode fazer com que aumente o interesse das marcas estrangeiras, desde que obviamente essa distribuição seja feita de uma forma com que as imagens das partidas cheguem com frequência e bem distribuídas. Esse era um problema que nós tínhamos da competição ser pouco visto fora do país, e desde essa concorrência em que uma empresa estrangeira comprou os direitos, ela vem trabalhando para que os canais de distribuição aumentem. Se aumentar, é muito provável que nós tenhamos uma demanda de empresas estrangeiras interessadas no campeonato."