Alerrandro brilha, Vitória bate Fortaleza e garante permanência na Série A
Rubro-Negro baiano assume a décima colocação do Campeonato Brasileiro. Alerrandro marca duas vezes e alcança a artilharia com 13 gols
O Vitória foi eficiente em sua postura ofensiva na primeira etapa e derrotou por 2 a 0 o Fortaleza, no Barradão, neste domingo (1/12). Alerrandro anotou os gols do jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O centroavante, aliás, vive excelente momento com dez gols no segundo turno da Série A.
Ao todo, foi o seu 13º gol, o que o igualou a Yuri Alberto, do Corinthians, como o artilheiro da competição. Com o resultado, o Leão da Barra chegou a 45 pontos e alcança a décima colocação. Assim, passa, inclusive, a sonhar com uma vaga na próxima edição da Libertadores. Para isso, precisa manter a boa fase nesta reta final e torcer por tropeços de Cruzeiro e Corinthians, concorrentes com melhor posição na tabela.
Vitória fulminante na primeira etapa
Os donos da casa levaram perigo a primeira vez aos cinco minutos. Ryller busca o cruzamento e Kuscevic trava. O Leão da Barra teve mais uma chance, a bola desviou e saiu para escanteio. Lucas Esteves faz a cobrança, há o desvio na primeira trave e o zagueiro Edu cabeceia para fora.
O Vitória seguiu martelando, Tinga errou na saída de bola, Janderson serviu Lucas Esteves, que em cruzamento deu assistência para Alerrandro marcar. O Fortaleza foi conseguir reagir somente aos 16 minutos, depois de finalização de Tinga, que deu origem a escanteio. Em seguida, o goleiro Lucas Arcanjo afastou, os visitantes tentaram pegar o rebote, mas sem sucesso para completar o lance.
O Leão da Barra permaneceu com postura ofensiva. Em contra-ataque aos 34 minutos, a bola quase chegou em Alerrandro. No entanto, Kuscevic foi primordial ao se recuperar na jogada e conseguir intervenção. Em seguida, o goleiro João Ricardo salvou o Fortaleza. Porém, o arqueiro falhou quando recebeu passe de Titi e Alerrandro fez seu segundo gol no jogo. O centroavante alcançou seu décimo terceiro gol na competição e se igualou como o artilheiro ao lado de Yuri Alberto.
Goleiros brilham no segundo tempo
Os visitantes até tentaram reagir após o intervalo. Marinho cruzou pelo lado direito, Felipe Jonathan tocou de cabeça para Calebe, que tentou peixinho. Entretanto, errou o tempo de bola e facilitou para a defesa do Vitória. Aos 10 minutos, o Leão da Barra puxou o contra-ataque, Janderson arriscou o chute, mas sem pontaria, o que contribuiu para intervenção de João Ricardo.
O Fortaleza buscou pressionar o Vitória quando o adversário estava com um a menos, porém sem eficiência. Aos 30 minutos, depois de cobrança de escanteio, o zagueiro Edu cabeceou e o arqueiro João Ricardo fez a defesa. No rebote, Edu cabeceou para dentro do gol. No entanto, o VAR interveio e anulou a jogada por posição irregular do volante Willian Oliveira na origem. Seis minutos depois, João Ricardo trabalhou novamente. Wagner Leonardo cabeceou para o chão depois de escanteio e o goleiro do Fortaleza fez espetacular defesa para impedir o terceiro dos donos da casa.
O Leão do Pici não desistiu, Kervin Andrade fez boa jogada individual e chutou de longe, mas Lucas Arcanjo encaixou no meio do gol. Pelo lado do Vitória, o arqueiro também precisou intervir em momento decisivo. Aos 40 minutos, Kuscevic deu bonito passe para Pikachu. Ele chutou cruzado em duelo individual e o arqueiro do Rubro-Negro baiano fez grande defesa. Nos acréscimos, Alerrandro teve a chance de marcar o terceiro, porém João Ricardo impediu.
VITÓRIA 2X0 FORTALEZA
36ª rodada do Brasileirão 2024
Data: 01/12/2024 (domingo)
Local: Estádio do Barradão, Salvador (BA)
Gols: Alerrandro, 8'/1ºT (1-0) / Alerrandro, 36'/1ºT (2-0).
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Machado, 28'/2ºT), Willian Oliveira e Matheuzinho (Gustavo Mosquito, 04'/1ºT) (Zé Hugo, 29'/2ºT); Janderson (Everaldo, 25'/2ºT) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan (Moisés, 34'/2ºT); Matheus Rossetto, Hércules (Calebe, Intervalo), Pochettino (Emmanuel Martínez, 25'/2ºT); Marinho, Breno Lopes (Yago Pikachu, 34'/2ºT) e Lucero (Kervin Andrade, 25'/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Leone Carvalho Rocha (dupla de Goiás)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Cartões amarelos: Wagner Leonardo, Gustavo Mosquito, Lucas Esteves, Zé Hugo (VIT); Titi, Marinho, Emmanuel Martinez (FOR)
Cartão vermelho: -
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.