Bahia supera o Botafogo na Fonte Nova e encosta no G-6
O Bahia segue em boa fase e nesta quarta-feira venceu por 2 a 0 o Botafogo, na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os baianos chegaram a 34 pontos e se aproximaram da zona de classificação para a Libertadores. Já os cariocas, com 27, aumenta sua sequência negativa.
O Bahia foi superior durante os 90 minutos e abriu o placar no primeiro tempo, com Artur. Na etapa final, os donos da casa decretaram a vitória com gol de Elber.
Na próxima rodada, o Bahia vai até Florianópolis para enfrentar o Avaí, na segunda-feira. No mesmo dia, o Botafogo terá outro compromisso no Nordeste. Desta vez, o adversário será o Fortaleza, no Castelão.
O jogo
O Bahia começou a partida pressionando a saída de bola do Botafogo. Os donos da casa impediam os avanços dos cariocas, mas pecava nos passes no setor ofensivo. Os alvinegros tiveram a primeira boa chance aos 12 minutos. Em contra-ataque, Victor Rangel foi lançado, mas Douglas saiu da área para dividir com o atacante. A bola sobrou para Lucas Campos, que tentou por cobertura, só que Juninho estava atento e salvou os baianos em cima da linha.
O lance animou o Botafogo, que passou a avançar com mais facilidade. Os alvinegros assustaram em cobrança de falta de Cícero. No entanto, quem o abriu o placar foi o Bahia, na primeira vez que chegou com qualidade ao ataque. Moisés cruzou rasteiro, a passou por todo mundo e sobrou para Artur apenas tocar para a rede.
O revés foi sentido pelos cariocas, que passaram a ser dominados pelo Bahia. A situação ficou pior para o Botafogo aos 33 minutos, quando a zaga falhou e Elber ficou com a bola no meio. O atacante iria entrar na área, quando Gilson fez a falta e recebeu o cartão vermelho de forma direta. Na cobrança, Gilberto quase acertou o ângulo.
O Bahia tentou pressionar nos minutos finais, mas foi para o intervalo com a vantagem mínima no placar na Fonte Nova.
No segundo tempo, os donos da casa seguiram com a postura ofensiva. O Bahia continuou pressionando a saída de bola do Botafogo e impedia qualquer investida dos cariocas.
Mesmo tendo o domínio da partida, o Bahia tinha dificuldade em passar pela marcação do Botafogo. Os baianos insistiam em chutes de longe e cruzamentos que levavam pouco perigo ao gol de Gatito Fernández.
No entanto, de tanto insistir, o Bahia chegou ao segundo gol aos 17 minutos. Artur passou Gabriel e cruzou rasteiro para Elber apenas tocar para a rede.
O novo revés não mudou o panorama do jogo. O Bahia seguiu tendo o controle da bola e via o Botafogo sem qualquer força para reagir em campo.
Com o passar do tempo, os donos da casa diminuíram e administraram o resultado até o apito final.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 25 de setembro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Neuza Ines Back (Fifa-SP)
Renda: R$ 250.942,00
Público: 19.656 pagantes
Cartões amarelos: Elber (Bahia)
Cartões vermelhos: Gilson (Botafogo)
GOLS: Artur, aos 23min do primeiro tempo; Elber, aos 17min do segundo tempo
BAHIA: Douglas, Nino, Lucas, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e Guerra (João Pedro); Élber (Arthur Caike), Artur e Gilberto (Fernandão)
Técnico: Roger Machado
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, João Paulo (Gustavo Bochecha) e Diego Souza (Rickson); Lucas Campos (Lucas Barros), Rodrigo Pimpão e Victor Rangel
Técnico: Eduardo Barroca