Com "time do Brasileiro", Flamengo derrota o Cuiabá na Arena Pantanal e dorme no G4
O clube carioca pulou para 52 pontos e vai ficar no G4 do Campeonato Brasileiro até este domingo
O "time do Brasileiro" do Flamengo novamente deu conta do recado. Neste sábado, o clube rubro-negro fez 2 a 1 no Cuiabá, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 31ª rodada do Brasileirão. Matheus França e Marinho marcaram para os cariocas, enquanto que Rafael Gava diminuiu no fim.
De olho no primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Corinthians, o técnico Dorival Júnior voltou a usar o "time do Brasileiro". Por sinal, os jogadores do "time das copas" nem sequer viajaram com a delegação para Cuiabá - eles treinaram no Rio de Janeiro nesta manhã de sábado.
Com a vitória, o Flamengo pulou para 52 pontos e vai ficar no G4 do Campeonato Brasileiro até este domingo. O Cuiabá, por sua vez, continua com 30 e ocupa a 17ª posição, na zona de rebaixamento.
Agora, o Flamengo abre a decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians. O jogo de ida é nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. O próximo compromisso rubro-negro pelo Brasileirão é contra o Atlético-MG, no próximo sábado, às 20h30, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Já o Cuiabá tem um confronto direto na luta para escapar do rebaixamento e visita o Ceará, no dia seguinte, às 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza.
O duelo
O Flamengo tomou a iniciativa. Aos sete minutos, Everton Cebolinha cobrou escanteio e Pablo cabeceou com muito perigo. Embora com mais posse de bola, o clube carioca encontrava dificuldade para criar. O Cuiabá também sofria ofensivamente. Assim, o jogo caminhou sem muita emoção até os 31 minutos, quando Mateusão escorou cruzamento para Vidal. O chileno emendou de primeira, mas errou o alvo.
Na sequência, João Carlos apareceu bem. O goleiro do Cuiabá espalmou chute cruzado de Cebolinha. Aos 39 minutos, o Cuiabá conseguiu a sua melhor chance. André Luís desceu pela direita e cruzou. Varela desviou a finalização de Deyverson.
Aos 42 minutos, o Flamengo ficou em boa condição em contra-ataque puxado por Marinho. Contudo, Mateusão se atrapalhou após receber o passe e foi desarmado. Assim, o primeiro tempo morno terminou sem gols.
Dorival Júnior mudou logo no intervalo. Ele colocou Matheus França no lugar de Mateusão. O Cuiabá assustou aos quatro minutos. Daniel Guedes cruzou para André Luís, que cabeceou com perigo.
O Cuiabá era melhor do que o Flamengo. Aos 10 minutos, Rodriguinho cruzou para Deyverson e Santos defendeu a cabeçada. O clube carioca, então, deu o bote. Aos 12, Cebolinha cruzou para a área. Victor Hugo tentou, mas não alcançou a bola, que sobrou para Matheus França fazer 1 a 0.
Os donos da casa sentiram o golpe e o Flamengo aproveitou para ampliar. Osorio empurrou Marinho na área: pênalti. Aos 20 minutos, após indecisão sobre o cobrador, Marinho bateu e fez 2 a 0.
O Flamengo criou mais chances para ampliar. Cebolinha, após passe de letra de Matheus França, tirou de João Carlos, mas a zaga afastou. Depois, o goleiro mandou para escanteio uma finalização do mesmo Cebolinha.
Deyverson, carrasco do Flamengo na última Copa Libertadores, quase diminuiu. Aos 35 minutos, ele ficou com a bola na área, mas parou em Santos, em boa defesa do goleiro rubro-negro.
O Cuiabá diminuiu aos 48 minutos. Rafael Gava, que entrou na etapa final, roubou a bola de Diego na entrada da área, avançou e chutou no canto: 2 a 1. A vitória, contudo, ficou com o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 1 x 2 FLAMENGO
LOCAL: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
DATA: 8 de outubro de 2022 (sábado)
HORÁRIO: 19 horas (de Brasília)
ÁRBITRO: Raphael Claus (Fifa-SP)
ASSISTENTES: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa-DF)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)
CARTÕES AMARELOS: Kelvin Osorio e Alan Empereur (Cuiabá) e Diego (Flamengo)
GOLS:
CUIABÁ: Rafael Gava, aos 48′ do 2ºT
FLAMENGO: Matheus França, aos 12′ do 2ºT, e Marinho, aos 20′ do 2ºT
CUIABÁ: João Carlos; Joaquim, Alan Empereur e Marllon (Paulão); Daniel Guedes (Marcão), Denilson, Pepê (Rafael Gava) e Kelvin Osorio; André Luís (Valdívia), Rodriguinho (Alesson) e Deyverson
Técnico: António Oliveira.
FLAMENGO: Santos; Varela, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Vidal (Igor Jesus), Diego e Victor Hugo; Marinho (Cleiton), Everton Cebolinha (Petterson) e Mateusão (Matheus França)
Técnico: Dorival Júnior.