Criciúma vence Grêmio, na Arena, em partida atrasada do Brasileirão
Tigre é fatal nas oportunidades e soma três pontos importantes em Porto Alegre, em jogo atrasado da 5ª rodada
A partida atrasada da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro foi realizada nesta quarta-feira (25), e o Criciúma deu um banho de água fria no Grêmio. O Imortal recebeu o Tigre, na Arena, e os visitantes buscaram a vitória por 2 a 1 em noite chuvosa em Porto Alegre. Arthur Caíke abriu o placar para o Tigre no primeiro tempo, enquanto Villasanti, que completou 150 jogos com a camisa do Grêmio, buscou o empate em finalização rasteira na segunda etapa. Mas, Ronald Lopes, que saiu do banco de reservas, anotou belo gol de fora da área para confirmar o triunfo dos visitantes.
Dessa maneira, o Criciúma subiu duas posições na tabela do Brasileirão. Isto porque o Tigre chegou aos 32 pontos e ultrapassou Athletico-PR e o próprio Grêmio, ambos com 31. Assim, o clube de Santa Catarina aparece em 13º lugar e abriu quatro pontos de vantagem para o Corinthians, primeiro na zona de rebaixamento. Além disso, o Criciúma voltou a vencer após quase um mês sem vitórias.
Por outro lado, o Grêmio encerrou a sequência de dois jogos de invencibilidade no Brasileirão e mantém o alerta ligado na competição. A vantagem para a zona da degola é de apenas três pontos, mas o Tricolor tem uma partida a menos que seus concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento.
O jogo
O Grêmio dominou os primeiros 15 minutos, mas a estratégia do Criciúma funcionou no primeiro tempo e tudo ficou ainda mais fácil quando Arthur Caíke abriu o placar. Assim, a equipe se defendeu bem e tentou levar perigo nos contra-ataques. O Imortal, por sua vez, conseguiu ter mais domínio do jogo, criou suas oportunidades, mas não conseguiu convertê-las em gol.
O Grêmio foi para cima no segundo tempo e pressionou em busca do empate. Ao Criciúma restou se defender nos minutos iniciais e afastar os perigos. Contudo, o Tigre seguiu apostando nos contra-ataques e levou perigo com Arthur Caíke. Até que, aos 21 minutos, após boa jogada coletiva, o Imortal chegou ao empate em finalização rasteira de Villasanti, após assistência de Diego Costa, que havia saído do banco de reservas. O atacante, inclusive, quase virou a partida em finalização perigosa que saiu por cima do gol.
Mas, o Criciúma foi fatal aos 33 minutos. Ronald Lopes saiu do banco e anotou um golaço de fora da área, sem chance para Marchesín, para recolocar o Tigre em vantagem. O Grêmio até pressionou nos momentos finais da partida, mas não foi o suficiente para evitar a derrota em casa.
GRÊMIO 1X2 CRICIÚMA
Campeonato Brasileiro - Jogo atrasado da 5ª rodada
Data e horário: 25/9/2024 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
GRÊMIO: Marchesín; João Pedro (Edenílson, 38'/2ºT), Gustavo Martins, Rodrigo Caio e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Ronald, 45'/2ºT), Cristaldo (Diego Costa, 13'/2ºT) e Monsalve (Aravena, 38'/2ºT); Braithwaite (Arezo, 38'/2ºT) e Soteldo. Técnico: Renato Gaúcho.
CRICIÚMA: Gustavo; Dudu (Claudinho, 6'/2ºT), Rodrigo, Walisson Maia, Marcelo Hermes; Barreto (Walisson Maia, 37'/2ºT), Fellipe Mateus (Jhonata Robert, 26'/2ºT), Newton, Matheusinho (Ronald Lopes, 26'/2ºT), Arthur Caíke (Felipe Vizeu, 37'/2ºT) e Allano. Técnico: Cláudio Tencati.
Gols: Arthur Caíke, 13'/1ºT (0-1); Villasanti, 21'/2ºT (1-1); Ronald Lopes, 33'/2ºT (1-2)
Árbitro: Davi de Oliveira Gonçalves (ES)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Cartões amarelos: Monsalve, Diego Costa (GRE); Newton, Fellipe Mateus, Matheusinho, Walisson Maia, Ronald Lopes (CRI)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.