De Cavalieri a Guilherme: confira Black Friday do futebol
Fim de ano chegando é liquidação na certa. Não, não estamos falando da tradicional Black Friday desta sexta-feira, que aquece o mercado americano nas épocas de feriados e que cada vez mais aparece com força no Brasil. A “Black Friday do futebol" também promete ser intensa e os principais dirigentes nacionais podem aproveitar o embalo do consumismo desenfreado e usar a data para já preparar o time para a próxima temporada.
Assim como a Black Friday de produtos, a do futebol tem de tudo. Jogadores em fim de contrato, jovens destaques, experientes, atletas sem time... A lista preparada pelo Terra no mercado nacional tem desde medalhões como Diego Cavalieri, Douglas e Borges a novos nomes no cenário brasileiro como Erik, Leandro e Joel.
Confira os principais nomes da Black Friday do futebol brasileiro:
Josué – Volante - Atlético-MG
Titular do Atlético-MG na reta final do Campeonato Brasileiro e na vitoriosa campanha na Copa do Brasil, o volante Josué tem contrato apenas até março do próximo ano e já pode acertar com outra equipe sem custos. O time de Belo Horizonte deve lutar para manter o jogador, bem quisto por Levir Culpi.
Edcarlos – Zagueiro - Atlético-MG
O zagueiro chegou sob desconfiança no início do ano, mas jogou alguns jogos pelo Atlético-MG, ainda mais após a saída de Otamendi e a lesão de Réver. Fez gol decisivo nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians. Renovação é duvidosa.
Guilherme – Meia-atacante - Atlético-MG
Um dos grandes destaques do Atlético-MG, Guilherme tem a situação indefinida na equipe. O jogador, contratado por cerca de R$ 14 milhões em 2011, negocia arrastada renovação de contrato, que é uma das principais metas de Alexandre Kalil. Assediado por times do Brasil e do exterior, Guilherme pode seguir na equipe por causa da Libertadores.
Jefferson - Goleiro - Botafogo
Titular de Dunga na Seleção Brasileiro, Jefferson pode sair do Botafogo para a próxima temporada. A grave crise financeira da equipe carioca e o rebaixamento quase consumado à Série B podem fazer com o que o goleiro procure novos ares. O arqueiro, no entanto, já deu declarações de que pode ficar para atuar na segunda divisão. Várias equipes estão de olho no negócio.
Fabiano – Lateral direito - Chapecoense
Fabiano é considerado um dos melhores laterais direito do Campeonato Brasileiro. Zagueiro de origem, é titular absoluto do setor no time catarinense, com o qual tem contrato até o fim de 2015. O time de Chapecó pode querer fazer caixa com o jogador, que, segundo rumores, já estaria até certo com o campeão brasileiro Cruzeiro.
Leandro – Atacante - Chapecoense/Cianorte
Com dez gols no Brasileiro, Leandro foi protagonista e é um dos principais responsáveis pela permanência da Chapecoense, caso seja confirmada na Série A do próximo ano. O atacante está apenas emprestado ao time de Santa Catarina e pertence ao Cianorte, que pode liberar o jogador em troca de uma quantia razoável. Leandro já chamou a atenção do Corinthians ao longo do ano.
Douglas – Armador – Corinthians/Vasco
Douglas é um meia-armador raro no futebol brasileiro. O jogador foi emprestado ao Vasco pelo Corinthians até o fim do ano e tem contrato até janeiro com a equipe paulista, que pretende se desfazer do atleta para aliviar a folha salarial. Douglas não foi procurado pela nova diretoria do Vasco para ficar e pode acertar com qualquer equipe.
Emerson Sheik – Atacante – Corinthians
Demitido pelo Botafogo, Emerson Sheik terá que retornar ao Corinthians no início do próximo ano, mas não deve ficar por muito tempo na equipe paulista. O contrato do atacante vai só até o meio do ano e o fim dos altos salários deve ser um alívio para o time alvinegro.
Joel – Atacante – Coritiba/Londrina
Joel é mais um que se destacou no Campeonato Brasileiro na campanha de um time que disputou o tempo todo contra o rebaixamento. O jovem camaronês pertence ao Londrina e já é especulado no Hamburgo, da Alemanha, e no Grêmio.
Borges – Atacante - Cruzeiro
Destaque do Campeonato Brasileiro de 2013, Borges caiu de rendimento no Cruzeiro na atual temporada, prejudicado por causa de lesões. O bom rendimento de Marcelo Moreno deixou o atacante mais encostado ainda. Não deve ser procurado pela diretoria do Cruzeiro, com o qual tem contrato até o fim do ano.
Henrique – Volante - Cruzeiro
Henrique é titular do meio-campo do Cruzeiro campeão brasileiro. No entanto, seu contrato vai somente até o fim de dezembro. O time mineiro deve ser esforçar pela manutenção do jogador e a renovação já estaria bem encaminhada, mas surpresas podem ocorrer.
Marcelo Moreno – Atacante - Cruzeiro
O caso de Marcelo Moreno é diferente. Encostado no Grêmio, foi emprestado pelo Cruzeiro até o fim de 2015. Em Minas, recuperou a moral e é um dos artilheiros do Brasileiro. Voltará ao Rio Grande do Sul no fim do ano – tem contrato com o Grêmio até o fim de 2015 -, mas seu futuro é incerto.
Felipe - Goleiro - Flamengo
Encostado e treinando em separado no Flamengo, o goleiro Felipe, que tem contrato até o fim de 2015, não deve ficar para o próximo ano. A intenção da diretoria rubro-negra é usar o atleta como moeda de troca.
Chicão – Zagueiro - Flamengo
O flamenguista Chicão ainda não foi procurado pela diretoria para renovar o contrato, que vai até o fim de dezembro. O zagueiro, que teve destaque no Corinthians e é titular no time carioca, pode acertar com outro time.
Márcio Araújo – Volante - Flamengo
Titular sob o comando de Luxemburgo, Márcio Araújo é mais um que tem o contrato até o fim do ano no Flamengo. A renovação ainda é uma incógnita.
Léo Moura – Lateral direito - Flamengo
Ídolo flamenguista, Leonardo Moura se vê envolto em mais uma renovação de contrato com a equipe do Rio de Janeiro. Seu contrato vai até o fim do ano.
Carlinhos – Lateral esquerdo - Fluminense
Carlinhos já anunciou que não ficará no Fluminense no próximo ano. Com contrato até o fim de dezembro, o lateral esquerdo está disponível para acertar com qualquer time e, segundo boatos, estaria acertado com o Cruzeiro.
Diego Cavalieri – Goleiro - Fluminense
Destaque do Fluminense, Diego Cavalieri ainda não é uma certeza no próximo ano. O contrato do jogador acaba em dezembro e a negociação se arrasta há alguns meses. O jogador pede alto salário e sofre assédio de outros times.
Diguinho – Volante - Fluminense
Diguinho tem contrato só até o fim do ano com o Fluminense. Com o corte de investimentos da Unimed, não deve renovar.
Valencia – Meio-campo - Fluminense
Valencia tem contrato só até o fim do ano com o Fluminense. Com o corte de investimentos da Unimed, não deve renovar.
Gum – Zagueiro - Fluminense
O contrato de Gum com o Fluminense vai só até o fim do ano. O defensor, no entanto, renderá um esforço da diretoria do time das Laranjeiras, que quer a permanência do atleta na próxima temporada. Sua situação, contudo, segue indefinida e ele pode deixar a equipe.
Walter – Atacante - Fluminense
O corte de custos do Fluminense para 2015 pode afetar o atacante Walter. O clube tricolor pode querer se desfazer do jogador, considerado um “reserva de luxo” com altos salários. Não faltariam interessados pelo atleta, que se destacou pelo Goiás em 2013.
Erik – Atacante - Goiás
Autor de dez gols no Brasileiro, Erik despontou como uma das grandes revelações do Campeonato Brasileiro. O jogador das categorias de base do time goiano deve sofrer assédio alto ao fim da competição e o time do Centro-Oeste deve pedir uma boa quantia pelo jogador.
Zé Roberto – Lateral/Meio-campo - Grêmio
O quarentão Zé Roberto termina seu contrato com o Grêmio no fim do ano. Titular na lateral esquerda com Felipão, o polivalente provavelmente renderá um esforço da diretoria gremista pela permanência. No entanto, o jogador diz que só quer negociar após o Brasileiro.
Wesley – Meio-campista - Palmeiras
A negociação pela renovação de Wesley é arrastada. O meio-campista sofre interesse do São Paulo e outras equipes enquanto negocia o contrato com o time alviverde – o vínculo termina em março do próximo ano. Nos últimos jogos, o atleta foi ofendido pelos palmeirenses em meio ao desespero para sair da Série B. A renovação, no entanto, estaria próxima.
Luís Fabiano – Atacante - São Paulo
Luís Fabiano chegou a sofrer com lesões e com a boa fase da dupla Alan Kardec e Alexandre Pato ao longo do ano, mas se recuperou na reta final. Com gols, o ídolo são-paulino recuperou seu status e termina a temporada bem cotado na equipe. A equipe paulista deve buscar a renovação do acordo com o jogador, que já tem interesse do Flamengo.
Bruno Uvini – Zagueiro - Santos
Jovem revelado pelo São Paulo e que pertence ao Napoli, Bruno Uvini tem contrato por empréstimo até o fim do ano com o Santos. Sua situação na equipe santista, time no qual ficou mais no banco do que em campo, só será definida após as eleições presidenciais, marcadas para dezembro.
Rildo – Atacante - Santos
Rildo é mais um com contrato até o fim do ano no Santos. O atacante também ficou mais no banco do que dentro dos gramados e serve como opção ao técnico Enderson Moreira. A renovação só será discutida após as eleições.
Edilson – Lateral direito - Sem time
Demitido pelo Botafogo, o lateral direito está livre para acertar com qualquer equipe para a próxima temporada. O Corinthians já pinta como interessado.
Júlio César - Lateral esquerdo - Sem time
Dispensado pelo Botafogo, o lateral esquerdo está livre para acertar com qualquer equipe para a próxima temporada. Já se recusou a voltar ao time do Rio de Janeiro, que elegeu novo presidente na última semana.
Bolívar – Zagueiro - Sem time
Dispensado pelo Botafogo, o zagueiro está livre para acertar com qualquer equipe para a próxima temporada. Já se recusou a voltar ao time do Rio de Janeiro, que elegeu novo presidente na última semana.
Paulo Baier – Meio-campista - Sem time
Que tal contar com o veteraníssimo Paulo Baier em seu time? O meio-campista, artilheiro histórico dos pontos corridos, foi dispensado pelo Criciúma e procura novo clube para 2015.
Cortês – Lateral esquerdo - Sem time
Cortês foi mais um na longa lista de dispensas do Criciúma. Ex-São Paulo e Botafogo, o jogador que surgiu como uma das grandes revelações do futebol brasileiro terá que garimpar para encontrar um novo time.