Fortaleza vence e garante vaga histórica na Libertadores
Argentino Depietri foi o herói da noite e marcou o único gol do jogo; time gaúcho, por sua vez, segue ameaçado de rebaixamento
O histórico dia 3 de dezembro de 2021 jamais irá sair da cabeça do torcedor do Fortaleza. Depois de viver um martírio com direito a oito anos na Série C do Brasileirão, entre 2010 e 2017, o Leão do Pici, campeão da Série B de 2018, confirmou, na noite desta sexta-feira, sua vaga na próxima edição da Libertadores da América.
Com a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, a equipe chegou aos 55 pontos e vai disputar o torneio continental em 2022. O gol foi marcado pelo argentino Depietri. A duas rodadas para o fim do campeonato, o Fortaleza é o 5º colocado, e segue lutando para terminar entre os quatro primeiros colocado - está um ponto atrás do Corinthians, 4º. A situação do Juventude, por sua vez, segue alarmante: é o 15º, com 43, três a mais que o Bahia, que abre a zona de rebaixamento.
Os dois times voltam a campo na segunda-feira. O Juventude viaja para encarar o São Paulo, às 19h. Já o Fortaleza visita o Cuiabá, às 20h. Ambas as partidas são válidas pela 37ª rodada do Brasileirão Série A.
Os primeiros minutos na Arena Castelão foram totalmente do Fortaleza. Logo nos movimentos iniciais, Éderson obrigou Douglas a cair no canto esquerdo para espalmar. No rebote, a bola foi alçada na área, e Robson cabeceou com desvio.
Chamado para avaliar o lance devido a um toque no braço do zagueiro do Juventude, Bruno Arleu de Araújo acabou pegando falta de ataque antes da bola bater na mão. Mais tarde, Robson voltou a levar perigo quando saiu cara a cara com Douglas, mas, de esquerda, pegou mal na bola.
A parte intermediária do primeiro tempo continuou mostrando o Fortaleza mais afim de conseguir a vitória em casa. Entretanto, o Juventude montou uma barreira na frente da sua área, evitando todas as investidas do time da casa.
Na sua melhor chance, o Leão do Pici chegou em um lançamento de Matheus Vargas, que encontrou Yago Pikachu aparecendo como elemento surpresa na área adversária, mas a finalização foi fraca e parou nas mãos de Douglas.
O Juventude praticamente não jogou ao longo da primeira etapa. Quando a equipe conseguiu sair um pouco do campo de defesa, errou nos últimos passes no ataque e sequer conseguiu levar algum perigo para o gol defendido por Marcelo Boeck.
Do outro lado, se não estava conseguindo com os seus atacantes, o Fortaleza quase marcou com uma ajuda do adversário. David levou para o fundo e cruzou rasteiro. Robson tentou completar de carrinho, mas não alcançou. Ao tentar cortar de esquerda, Michel Macedo pegou mal e quase mandou contra o próprio gol.
O intervalo fez bem ao Juventude. O time gaúcho voltou mais ligado no jogo e levou perigo nos lances individuais de Sorriso, que apareceu mais para o confronto. A primeira grande chance veio em um cruzamento escorado pelo atacante, que encontrou Jadson. O meia finalizou por cima do gol.
Apesar do reinício apático, o Fortaleza levou muito perigo quando conseguiu finalizar. Pikachu invadiu a área e cruzou para Robson. O atacante finalizou, e Douglas fez a defesa. Na sequência da jogada, Osvaldo chegou ao fundo e cruzou rasteiro para nova intervenção do arqueiro.
O Juventude seguiu ligado no jogo e mostrou uma postura ainda mais diferente. Com Sorriso permanecendo como protagonista, Michel Macedo levantou na cabeça do atacante, que cabeceou no canto, mas Boeck fez milagre.
Depois do susto, o Fortaleza tentou esfriar o ânimo do confronto e conseguiu por um período. Aos 28 minutos, em bola alçada na área, o desvio veio na primeira trave, mas Ricardo Bueno não conseguiu completar para o gol.
Vendo a parte ofensiva sofrer para criar algo, Vojvoda mexeu no time. Apesar disso, os visitantes continuaram levando perigo e acertaram a trave em cruzamento de Chico, que encontrou Vitor Mendes. Na sobra, Sorriso errou o alvo.
Em saída errada de Douglas e erro de domínio de Vitor Mendes, Depietri, que havia entrado nas mexidas de Vojvoda, aproveitou o vacilo e estufou as redes, marcando o gol da vitória do Fortaleza.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 1 X 0 JUVENTUDE
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/Horário: 03 de dezembro de 2021 (sexta-feira), às 21h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)
Gol: Depietri (36'/2°T)
Cartões amarelos: Robson, Lucas Crispim (Fortaleza)
FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Matheus Jussa e Titi; Éderson, Felipe, Matheus Vargas (Romarinho, aos 21'/2°T), Lucas Crispim (Osvaldo, aos 8'/2°T) e Yago Pikachu; David e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
JUVENTUDE: Douglas Friedrich; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Dawhan, Jadson, Guilherme Castilho e Wescley (Chico, aos 20'/2°T); Sorriso e Ricardo Bueno. Técnico: Émerson Ávila.