Jô perde pênalti e América-MG derrota Ceará pelo Brasileirão
O Ceará se complicou na briga contra a zona de rebaixamento do Brasileirão ao perder para o América-MG neste sábado, pela 29ª rodada. Na Arena Castelão, em Fortaleza, os mineiros foram superiores e saíram vitoriosos por 2 a 1. Os gols da partida foram marcados por Juninho e Felipe Azevedo, para o América-MG, e Vina, para o Ceará.
VENCEMOOOOS!!!! ➕3️⃣
FORA DE CASA E COM GOLS DE JUNINHO E FELIPE AZEVEDO, SOMAMOS MAIS TRÊS IMPORTANTES PONTOS NO Avaí e Cuiabá ainda não jogaram e, dependendo de seus resultados, podem ultrapassá-lo. Caso isso aconteça, o Ceará terminará a rodada na 18ª posição na tabela de classificação, o mais baixo que a equipe já esteve nesta temporada. A equipe voltará a campo na próxima quarta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Goiás, novamente na Arena Castelão.
O América-MG assumiu a oitava colocação da competição, com 42 pontos. Com cinco pontos de vantagem para o Botafogo, nono colocado, a equipe mineira não perderá posições até o final da rodada. Seu próximo desafio será na quinta-feira, às 20h, contra o São Paulo, no Estádio Independência.
Ceará x América-MG: donos da casa criam pouco perigo
O Ceará começou oferecendo mais perigo, principalmente pelo lado direito do campo, com Nino Paraíba. O lateral chegou perto de fazer um golaço, ao aplicar um chapéu e um belo voleio para o gol, mas parou na defesa de Cavichioli. Os donos da casa passaram muito perto de abrir o placar aos 19 minutos, quando Erick dominou de peito dentro da área e bateu colocado. A bola passou tirando tinta da trave, mas não entrou.
A primeira oportunidade do América-MG só veio com 20 minutos no relógio. Patric cruzou para a área e Danilo Avelar subiu. O lateral cabeceou, mas errou a meta. Pouco depois os mineiros conseguiram abrir o placar. Aos 24, Patric fez um belo lançamento em direção ao gol. Avelar ganhou pelo alto e desviou para Aloísio. De costas para o gol, o atacante arriscou uma bicicleta e encontrou Juninho livre. O volante só escorou e colocou os visitantes à frente no placar.
O América-MG voltou com tudo do intervalo. Logo no primeiro minuto Aloísio sofreu uma falta de muito perigo na entrada da área. Ele mesmo bateu e viu a bola explodir no travessão. A grande chance do Ceará veio aos 15 minutos. Matheus Cavichioli saiu do gol para dividir com Nino Paraíba e o derrubou. Com o auxílio do VAR, o pênalti foi marcado para Vozão. Jô foi para a cobrança e bateu rasteiro no canto direito. O goleiro fez uma boa defesa e impediu o empate.
Aos 22, os mineiros ampliaram a vantagem. Felipe Azevedo recebeu na entrada da grande área e bateu rasteiro, cruzado. O goleiro João Ricardo parecia inteiro na bola, mas ela desviou na grama e o encobriu, 2 a 0. O Ceará ainda conseguiu fazer o seu. Já nos acréscimos, aos 48, Vina pegou de primeira da entrada da área e marcou um golaço para os donos da casa.
CEARÁ X AMÉRICA-MG
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 1º de outubro de 2022 (sábado)
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (Fifa-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Fernando Sobral, Richard Coelho, Diego e Mendonza (Ceará); Everaldo, Aloísio, Matheus Cavichioli e Índio Ramírez (América-MG)
Gols: Juninho, aos 24 do 1ºT e Felipe Azevedo, aos 22 do 2ºT (América-MG); Vina, aos 48 do 2ºT (Ceará)
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Victor Luis; Richard (Diego) e Guilherme Castilho; Fernando Sobral (Vina), Mendonza (Lima) e Erick (Vásquez); Zé Roberto (Jô)
Técnico: Lucho González
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Conti, e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Alê (Benítez); Aloísio (Felipe Azevedo), Mastriani (Índio Ramírez) e Everaldo (Matheusinho)
Técnico: Vagner Mancini