Santos empata com ameaçado Cuiabá e segue sem engrenar no Brasileirão
Desta forma, o Peixe segue com a sina de não conseguir embalar duas vitórias consecutivas na competição
O Santos mais uma vez desempenhou mal fora de casa. Contra o Cuiabá, que luta contra o rebaixamento, a equipe comandada por Lisca viu o Dourado jogar melhor e ficou apenas no empate por 0 a 0. O jogo foi válido pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Desta forma, o Peixe segue com a sina de não conseguir embalar duas vitórias consecutivas na competição - a última vez foi em abril. Se vencesse, o clube ultrapassaria o Atlético-MG e encostaria no G6, mas não foi o caso. Assim, o Santos se mantém no oitavo posto, agora com 34 pontos.
O empate também não foi bom negócio para o Cuiabá, que precisa pontuar a todo custo para escapar do rebaixamento. No momento, o time de António Oliveira tem 25 pontos, no 17º lugar.
Agora, as equipes já focam em seus próximos compromissos pela Série A do Brasileirão. No dia 5 de outubro, segunda-feira, o Santos terá pela frente o Goiás, na Vila Belmiro. A bola rola às 20h (de Brasília). Já o Cuiabá encara o São Paulo, mais uma vez em Mato Grosso, às 19h do próximo domingo.
O jogo
O primeiro tempo do jogo foi extremamente monótonos. A bola ficava concentrada no meio de campo e nenhuma das equipes conseguia levar perigo, esbarrando em duas defesas bem postadas. Mesmo assim, no geral, o Cuiabá foi um pouco melhor.
O time da casa levava perigo em cruzamentos para a área de João Paulo e ocupava mais o campo de ataque. O goleiro do Peixe foi obrigado a fazer boa defesa em chute de João Lucas, aos 25 minutos, no que provavelmente foi a melhor chance da primeira etapa.
Entre os homens do meio para frente, quem mais tentava criar no Santos era o camisa 10 Soteldo, que por diversas vezes veio buscar a bola na defesa para tentar articular o jogo no ataque. Porém, sempre que tinha a posse, a marcação do Cuiabá dobrava em cima do baixinho, muitas vezes desarmado.
O futebol apresentado pelo Peixe era muito ruim. A equipe não levava praticamente nenhum perigo, com três meio-campistas - Carabajal, Zanocelo e Camacho - que muito pouco apareciam para o jogo. Assim, as ligações diretas entre defesa e ataque eram frequentes, quase todas ineficientes.
Segundo tempo
Nos minutos iniciais do segundo tempo, o Peixe fez mais do que tinha conseguido durante todo o primeiro. Aos 5 minutos, em escapada rápida pelo ataque, Soteldo dominou pelo meio e Lucas Braga abriu pela direita. O camisa 10 armou o 30, que bateu de primeira, mas Walter caiu para fazer a defesa.
O Cuiabá logo respondeu. Igor Cariús fez cruzamento após sobra pela esquerda e Deyverson armou um belíssimo voleio. A bola foi forte e no canto, mas João Paulo se esticou todo para fazer ótima defesa e mandar para escanteio.
Após a chance, o Cuiabá voltou a tomar conta do jogo. A equipe rondava a grande área de João Paulo e, por mais que pecasse nas finalizações, diversas vezes levou perigo. Enquanto isso, o Peixe tentava raras escapadas por contra-ataques, nenhuma bem-sucedida.
Neste contexto, João Paulo continuava a ser muito exigido. Aos 19 minutos, Pepê armou Alesson pela direita e o atacante chegou soltando a bomba. O goleiro reagiu rápido e, mais uma vez, conseguiu fazer a defesa.
Até o fim do jogo, Lisca tentou impor mudanças no ataque de sua equipe. Ângelo, Lucas Barbosa e Rwan entraram em campo, mas a dificuldade ofensiva se manteve, enquanto, na defesa, a zaga e João Paulo garantiam o empate. Não teve jeito, o placar não saiu mesmo do zero.
FICHA TÉCNICA
CUIABÁ 0 X 0 SANTOS
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 28 de agosto de 2022, domingo
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
CUIABÁ: Walter; João Lucas (Camilo), Marllon, Joaquim e Igor Cariús (Sidcley); Marcão Silva, Pepê e Alesson (Rafael Gava); André Luís (Felipe Marques) e Deyverson (Rodriguinho).
Técnico: António Oliveira.
SANTOS: João Paulo; Madson, Maicon, Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho, Zanocelo e Carabajal (Lucas Barbosa); Lucas Braga, Angulo (Rwan) e Soteldo (Ângelo).
Técnico: Lisca