Suárez convoca torcida para despedida em aeroporto e enaltece período no Brasil: 'Apaixonado'
O atacante uruguaio ganhou o troféu Bola de Ouro e ficou com a vice-artilharia do Brasileirão da Série A
O uruguaio Luis Suárez foi quem levantou o troféu Bola de Ouro, do Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet, ao ser escolhido o melhor jogador do Campeonato Brasileiro 2023. Em cerimônia nesta quinta-feira, 7, o centroavante pediu ainda mais festa da torcida do Grêmio em sua despedida do Brasil e relembrou a dedicação que precisou manter para ser merecedor desse carinho.
"Foram muitas horas fazendo trabalho para estar 100% no Grêmio. Tem que dar valor ao desafio. Você gosta do desafio, você tem que afrontar o desafio. E quanto mais criticá-lo, mais forte tem que estar. E essa cabeça que tem que ter um jogador de futebol, não importa a idade, tem que ter a mentalidade de compromisso", disse.
Suárez ficou com a vice-artilharia do Brasileirão, perdendo para Paulinho, do Atlético-MG. O uruguaio fez 17 gols na Série A e 11 assistências. Em sua última partida pelo Grêmio, na noite da última quarta-feira, 6, Suárez mostrou o porquê seu nome ficará escrito na história do clube e marcou duas vezes na vitória contra o Fluminense, no Maracanã, garantindo a vice-liderança do Brasileirão 2023 para o clube gaúcho.
Para a despedida, o jogador está convocando a torcida para ir ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na sexta-feira, 8. "[Quero] outra festa mais. Mas tenho que agradecer isso. Tenho que ficar muito orgulhoso de que a torcida do Grêmio ficou feliz, contente com o meu trabalho. Eles entenderam a minha situação, meu posicionamento, mas eu agradeço muito à torcida do Grêmio pelo carinho", afirmou. O uruguaio deve ir para o Inter de Miami, onde vai reencontrar o argentino Lionel Messi.
Sobre o futebol brasileiro, Suárez destacou a paixão dos torcedores e dos próprios jogadores: "Estou apaixonado com o jogador brasileiro, com a torcida, com todo o time. Tem torcida que o time não tem um bom momento e começa um pouco a xingar, mas é normal no futebol. Vou lembrar o carinho de toda a gente, a torcida do Grêmio e a torcida contrária do time. É difícil que outro time bata palmas quando você joga e isso aconteceu em algum estádio e eu tenho que ficar orgulhoso disso. Vai ficar na minha lembrança para sempre."
A seleção do Brasileirão teve domínio do Palmeiras, que emplacou cinco atletas: Weverton, Mayke, Murilo, Piquerez e Raphael Veiga. O campeão levou também os prêmios de melhor treinador, com Abel Ferreira, e de revelação e gol mais bonito, com Endrick. O Grêmio foi representado no time ideal com Suárez e com o volante Villasanti. O Flamengo com Pulgar e Arrascaeta, o Atlético-MG com Hulk e Botafogo com Adryelson.