Yuri Alberto x Marcos Leonardo: clássico entre Corinthians e Santos marca o encontro de artilheiros
O clássico entre Corinthians e Santos marca o encontro entre dois jovens atacantes ,que são as esperanças de gol de cada equipe. Yuri Alberto e Marcos Leonardo chegam em alta para o decisivo duelo da parte de baixo do Campeonato Brasileiro, que será disputado na Neo Química Arena.
Yuri passou por oscilações ao longo do ano e chegou a ser questionado pela Fiel Torcida, mas cresceu de rendimento com a chegada do técnico Mano Menezes. Além disso, mesmo passando por alguns jejuns, o camisa 9 é o artilheiro do elenco atual do Corinthians na temporada, com 14 gols marcados em 56 jogos disputados.
O atacante ex-Internacional também vem fazendo uma temporada interessante do ponto de visto das assistências. Yuri possui seis passes para gol no ano de 2023, ficando atrás apenas de Renato Augusto e Fagner, ambos com oito.
Yuri foi revelado nas categorias de base do Santos e costuma castigar o ex-clube. Com a camisa do Corinthians, o atleta marcou dois gols em três jogos contra o Peixe. No primeiro turno, inclusive, o jovem marcou um dos tentos na vitória por 2 a 0 no clássico disputado na Vila Belmiro.
Pelo lado santista, a esperança de gols fica por conta de Marcos Leonardo. Em 41 jogos pelo Peixe na temporada, o atacante de 20 anos balançou as redes 21 vezes, além de quatro assistências.
Assim, já igualou sua temporada mais artilheira por clubes — a de 2022 —, mesmo somando 16 compromissos a menos. Além disso, está a um passe para gol para empatar os números do ano passado nesse quesito também.
No Campeonato Brasileiro, o camisa 9 do Santos possui média superior a 0,5 gol por jogo. Ao todo, são 13 tentos em 23 embates disputados, números que colocam o garoto na vice-artilharia do Nacional, atrás apenas de Tiquinho Soares, que soma 16 gols.
Vale lembrar que Marcos Leonardo foi o nome do jogo na última vitória do Peixe sobre o Corinthians na Neo Química Arena, na temporada passada. O centroavante anotou os dois gols santistas no triunfo por 2 a 1 no clássico válido pelo Campeonato Paulista.
Em 2023, ele foi titular da Seleção Brasileira na disputa do Mundial sub-20, em maio, e balançou as redes cinco vezes em cinco partidas, além de ter dado uma assistência.
Corinthians e Santos se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), em Itaquera. O Timão se encontra na 14ª colocação, com 36 pontos, enquanto o Peixe está na 16ª posição, com 33 unidades.