Clubes do NE: Mal na Série A, dominam as outras divisões
Enquanto clubes do Sul e Sudeste ditam o ritmo da elite na competição mais importante do país, os do Nordeste fazem bonito nas Séries B, C e D. Isso compensa em parte o desempenho ruim dos quatro times da região que disputam a Série A – Ceará, Vitória, Bahia e Sport.
O Ceará é o lanterna do Brasileiro e os outros três estão bem próximos da zona de rebaixamento. Mas isso é bem diferente nas outras divisões nacionais.
Na Série B, o líder é o Fortaleza, com certa folga (tem 34 pontos), seguido pelo CSA, de Alagoas, com 31, três pontos a mais que o Figueirense-SC, com 28. A Segunda Divisão já está na 18ª rodada, faltando apenas uma para chegar à metade do campeonato.
Já na Série C, três times do Nordeste, Náutico, Santa Cruz e Botafogo-PB, têm tudo para garantir na próxima rodada o ingresso para as fases de mata mata. Junto deles está o Atlético-AC. O ABC e o Globo, ambos do Rio Grande do Norte, também estão na briga por uma vaga para as quartas de final.
A força do futebol do Nordeste em outras divisões também se dá na Série D, na qual Ferroviário-CE e Treze-PB já disputaram a primeira partida da final da competição, com vitória do time cearense por 3 a 0, em casa. A partida de volta vai ser no dia 4, em Campina Grande. Os dois garantiram o acesso à Série C de 2019, assim como os outros semifinalistas, o São José-RS, e mais um nordestino, o Imperatriz, do Maranhão.