Cabo Verde vai batizar estádio nacional com o nome de Pelé
País africano é o primeiro a atender apelo da Fifa em homenagem ao rei do futebol
País no noroeste da África, cujo idioma é o português, Cabo Verde comunicou à Fifa que vai batizar seu estádio nacional como “Estádio Pelé”. É a primeira manifestação nesse sentido após o pedido do presidente da Fifa, Gianni Infantino, para que o mundo todo desse o nome do rei do futebol a arenas de futebol.
Em mensagem enviada à Fifa, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, justificou a iniciativa, ressaltando as identidades culturais entre seu país e o Brasil.
“E com o desaparecimento físico de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas, demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe”, escreveu Correia e Silva.
O político destacou ainda que “Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo o resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.”
O estádio nacional está na localidade de Monte Vaca, foi inaugurado em 2014 e tem capacidade para 15 mil espectadores. Pertence ao governo de Cabo Verde e é a “casa” da seleção daquele país.
Ao saber da decisão de Cabo Verde, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que o país africano deu um exemplo de grandeza ao reverenciar "o maior jogador de todos os tempos". "Agradeço em nome do futebol brasileiro à manifestação dos nossos irmãos cabo-verdianos, muito adequada e de extrema sensibilidade, numa prova de como Pelé é amado e respeitado mundo afora."