Campeão europeu em 2004, Karagounis anuncia aposentadoria
Campeão da Eurocopa em 2004, o meia grego Georgios Karagounis, de 37 anos, anunciou nesta sexta-feira a decisão de encerrar a carreira como jogador de futebol, e que assumirá como diretor técnico da seleção de seu país.
Para se despedir da condição de atleta, o ex-meia convocou uma entrevista coletiva, que foi concedida em Atenas. Visivelmente emocionado, o jogador foi direto ao comunicar sua decisão: "Abandono oficialmente o futebol".
Capitão da seleção grega, Karagounis já havia se retirado do futebol internacional em junho, logo após a disputa da Copa do Mundo. Os campeões europeus de 2004 caíram nas oitavas de final, ao com a derrota nos pênaltis para Costa Rica.
Ao todo, o técnico meia fez 139 partidas com a camisa da seleção grega, tendo disputado, além da Eurocopa de 2004, a Copa de 2014, o Mundial de 2010 e as competições continentais em 2008 e 2012.
Revelado pelo Panathinaikos, clube que defendeu em três passagens, Karagounis jogou por Apollon Smyrni, Inter de Milão, Benfica e Fulham.
"Não planejava me aposentar. Estava treinando por minha conta e pensando no meu último passo (como atleta), mas após falar com o presidente da federação e com Claudio Ranieri, e receber ligações dos meus ex-companheiros de seleção, mudei de ideia", revelou.
Os primeiros compromissos de Karagounis como diretor técnico da seleção serão nos dias 11 e 14 de outubro, contra Finlândia e Irlanda do Norte, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016. O agora dirigente admitiu que não vai será simples estrear na nova função.
"Vai ser muito difícil para mim não me juntar ao time no treino e começar a correr junto com meus companheiros", garantiu.