Campeonato argentino terá 30 clubes a partir de 2015
Nesta terça-feira, a Associação de Futebol Argentino (AFA) aprovou, de maneira unânime, a participação de 30 clubes na Primeira Divisão alviceleste. A reunião para definição de forma de disputa e calendário está agendada para semana que vem. Porém, o periódico Olé revelou que a competição será iniciada no dia 15 de fevereiro, com término previsto em dezembro.
Embora o presidente da AFA, Luís Segura, sintetize que a configuração do certame e as questões econômicas que o envolvem foram estudadas, duas propostas ainda são discutidas: a primeira, apresentada pelo mandatário do Boca Juniors, Daniel Angelici, com o apoio da diretoria do rival River Plate, além do San Lorenzo - atual campeão da Copa Libertadores da América. O xeneize prega a criação de um torneio provisório, no primeiro semestre, formando dois grupos de 15 equipes. Assim, a disputa definitiva teria início em agosto, paralelamente à temporada europeia.
Por sua vez, a segunda alternativa, feita pela própria federação, possui o apreço de clubes de menor expressão - a maioria do interior argentino. Assim, o campeonato seria realizado entre fevereiro e dezembro, com partidas de ida e volta. Seriam rebaixados para a Segunda Divisão duas equipes, e os classificados para as competições internacionais (Libertadores e Sul-americana) sairiam de uma liga de tiro curto, disputada entre novembro e dezembro.
Além dos moldes do campeonato, uma questão financeira movimenta os bastidores da elite argentina: Angelici espera que Boca Juniors e River Plate recebam uma maior participação na divisão do montante referente aos direitos de transmissão televisiva. Todavia, a proposta da federação foi elaborada pensando no planejamento dos clubes de menor expressão, estabelecendo uma divisão igualitária do dinheiro.