Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carrasco do Brasil na Copa de 1982, Paolo Rossi pode virar nome do estádio Olímpico de Roma

Autor de três gols na vitória diante da seleção brasileira, atacante morreu em 9 de dezembro de 2020

30 dez 2021 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou nesta quinta-feira uma resolução que pede para o governo avaliar a possibilidade de rebatizar o estádio Olímpico de Roma com o nome de Paolo Rossi, herói da seleção italiana campeã da Copa do Mundo de 1982, que foi disputada na Espanha.

O texto foi proposto pelo deputado Pierantonio Zanettin, do partido conservador Força Itália (FI, na sigla em italiano), e recebeu 387 votos a favor e nenhum contrário. "Estou comovida, é uma notícia que me deixa feliz", disse a viúva Federica Cappelletti.

Paolo Rossi, que morreu em 2020, pode dar o nome ao Estádio Olímpico de Roma
Paolo Rossi, que morreu em 2020, pode dar o nome ao Estádio Olímpico de Roma
Foto: Divulgação/Federação Italiana / Estadão

Casa da Roma e da Lazio, o estádio Olímpico é de propriedade do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni, na sigla em italiano) e também o principal palco do futebol no país. "Paolo é um herói nacional que foi capaz de unir toda a nação e continua fazendo isso mesmo agora que não está mais aqui", acrescentou Federica Cappelletti.

Paolo Rossi morreu em 9 de dezembro de 2020, aos 64 anos, vítima de um câncer de pulmão. Apelidado de "bambino d'oro" ("menino de ouro"), o atacante jogou por Juventus, Como, Lanerossi Vicenza, Perugia, Milan e Verona e guiou a Itália ao tri mundial na Copa de 1982, o auge de sua carreira.

Na ocasião, se tornou um dos maiores carrascos da história da seleção brasileira ao marcar três gols na vitória por 3 a 2, no estádio Sarriá, em Sevilha, que eliminou o time comandado pelo técnico Telê Santana e que contava com craques como Toninho Cerezo, Júnior, Falcão, Sócrates e Zico. Paolo Rossi terminaria o Mundial de 1982 como artilheiro, com seis gols, e vencedor da Bola de Ouro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade